
Táxis no Rio: o assunto está virando até motivo de estudo - cada vez mais o carioca usa esse meio de transporte
As muitas reclamações dos cariocas sobre os táxis foram tema de uma pesquisa feita pelo professor Bayard Boiteux – consultor em turismo, que dirige o curso de Turismo da UniverCidade. Boiteux estudou os pontos mais criticados pelos que moram no Rio e também por turistas – principalmente na chegada ao aeroporto.
Do Centro à Zona Sul do Rio, a cor mais vista circulando pelas pistas é o amarelo dos táxis. Apesar do que se espera ao pegar um deles, os cariocas não estão muito satisfeitos com o serviço. Reclamam do preço – por vezes cobrado absurdamente mais alto que o marcado pelo taxímetro -, da falta de carros em horários de pico, da irregularidade de carros que circulam sem autorização… E a proximidade de grandes eventos, como a Copa e as Olimpíadas, traz ainda mais preocupações, já que a maioria dos turistas usa o táxi como meio de transporte, o que pode deixar o trânsito ainda mais afogado.
O professor Boiteux sugere algumas modificações na rotina dos taxistas. Segundo ele, são estas as principais mudanças que fariam dos taxistas pessoas mais queridas no Rio:
– Oferecer ao turista uma tabela com preços aproximados das corridas, em três idiomas diferentes;
– Colocar avisos nos terminais, com preços de corridas e dos ônibus;
– Entregar ao passageiro um formulário, com a placa do táxi, para que dê sua opinião.
Para manter a imparcialidade, Boiteux alerta que esse trabalho não deveria ser feito pelas próprias cooperativas, mas por funcionários da Infraero ou da Prefeitura.
Só pra lembrar: com a Lei Seca, a cariocada está quase como os nova-iorquinos: vivem de táxi!
Incluir ai nessas confusões de chagadas de turistas, o cais do porto! Os brasileiros que chegam nos navios ainda sabem se defender, porque falam a lingua, mas o incauto estrangeiro está entregue aos preços extorsivos cobrados pelos taxis piratas, bem debaixo do nariz do carro da policia de turistas, estacionado na saida do pier. e o que acontece?? NADA !!!