
E quem vai punir a Comlurb quando o lixo ficar pra trás, no meio do caminho dos cariocas? /Foto: Lu Lacerda
A Prefeitura está mesmo disposta a atingir a parte mais sensível do corpo humano – o bolso, claro – pra tentar emplacar a nova lei sobre descarte de lixo. Quem sujar as ruas do Rio, for multado e não pagar pela infração, vai sujar também o próprio nome na praça.
Faltando duas semanas para a lei entrar em vigor, a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) firmou, nesta terça-feira (18/06), um convênio com os cartórios. O objetivo é incluir no Serasa o nome de quem não pagar a multa .
A fiscalização começa no dia 1 de julho e será feita por agentes da Comlurb, Guarda Municipal e Polícia Militar. O valor da multa vai variar de R$ 157 a R$ 3.000, dependendo do tamanho do lixo descartado.
Resta apenas saber quem vai fiscalizar a Comlurb, quando a empresa deixar o lixo pra trás…
Deveria ser preso, sujar qualquer lugar que não seja sua casa e falta de respeito ao próximo, curso comportamental, trabalhos sociais e multa., que já vem tarde essa lei.
Essa lei é uma vergonha!
Já cansei de andar segurando lixo procurando por uma das lixeiras da Comlurb e a mesma somente aparecia (quebrada ou lotada, claro) após alguns quarteirões. É natural a pessoa cansar e acabar jogando na rua.
Como exemplo: em parques da Disney uma pessoa não dá cinco passos sem encontrar uma lixeira, logo ninguém joga lixo no chão.
Essa lei diante dos protestos que poderão acontecer durante a Copa, é uma piada…pois como existirão tantos autuadores da multa para a multidão insatisfeita com tanta omissão social dos governos. O povo quer saber de saúde , transporte e educação de qualidade. além de segurança. Mais dinheiro para o Estado que não aplica honestamente no que nós cidadão queremos?? Isso é inaceitável. Queremos ”padrão FIFA” para nossa vida cotidiana.
Explica aí:Quem vai cobrar a multa dos mendigos e população de rua?Essa lei é enxugar gelo. Não vai dar certo antes de começar.
QUALQUER CIDADAO QUE FOR ASSALTADO, OU QUALQUER OUTRO COISA DO GENERO QUE FOR CULPA DO ESTADO DEVE ENTRAR NA JUSTIÇA CONTRA O ESTADO
Incrível como brasileiro não gosta de leis. Essa lei deveria ser nacional,pois a maioria do povo brasileiro joga lixo na rua. Hoje mesmo eu tive que recolher lixo que os vizinhos jogaram na calçada da minha casa.
Que tal um protesto exigindo que o povo seja assíduo na limpeza.
A idéia é excelente. Mas quem vai fiscalizar? Quem vai aplicar a multa? hein? Não há funcionários suficientes para o básico, então, quem, vai fazer ESSE serviço?? As câmeras??? Só rindo mesmo. Aliás, quando eu era criança pequena, existia uma matéria na escola: EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA.
A idéia é excelente. Mas quem vai fiscalizar? Quem vai aplicar a multa? hein? Não há funcionários suficientes para o básico, então, quem, vai fazer ESSE serviço?? As câmeras??? Só rindo mesmo. Aliás, quando eu era criança pequena, existia uma matéria na escola: EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA. E puxões de orelha para quem não queria seguir as regras. Maaaassss, a liberdade sem educação, gerou a barbárie que vemos hoje.
É MAIS UMA MÁQUINA DE GANHAR DINHEIRO DA PREFEITURA…E COMO QUE ELES ESTÃO PROVANDO QUE A PESSOA JOGOU O LIXO NA RUA…O CERTO SERIA NA PRIMEIRA VEZ PAGAR UMA MULTA SIMBÓLICA E DEPOIS NA SEGUNDA SIM UMA MULTA PESADA…É A PALAVRA DO CIDADÃO CONTRA A DO FISCAL DA COMLURB…A LEI É CLARA SE NÃO HÁ PROVA NÃO HÁ CRIME.