
Sonia Braga: a atriz A atriz está sempre atenta a causas sociais – desta vez a favor do fotógrafo Alex Silveira
Repórteres fotográficos organizaram um protesto no Facebook, em reação à decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que considerou culpado o fotógrafo Alex Silveira, atingido no olho esquerdo por uma bala de borracha disparada por um policial militar, durante manifestação na Avenida Paulista. Isso já foi amplamente divulgado nas redes sociais e em alguns jornais. O ensaio “Os Culpados” , com 88 retratos de muitos fotógrafos solidários usando tapa-olho, teve a adesão de Sonia Braga. A atriz, que aparece na imagem de cara lavada, está sempre atenta a causas sociais.
No ano 2000, Alex Silveira cobria um conflito entre professores grevistas e policiais militares, quando levou o tiro, perdendo quase totalmente a visão do olho esquerdo. Na semana passada, uma decisão de dois desembargadores e de um juiz, da 2ª Câmara Extraordinária de Direito Público, mudaram a sentença, que condenava o Estado a pagar uma indenização de 100 salários mínimos – o que é mesmo o mínimo, num casos desses.
A certa altura, a decisão judicial diz que “ao buscar informações do que ocorria, o fotógrafo colocou-se em situação de perigo”. Que tal? Alex Silveira vai entrar com recurso.
ELE É UM REPÓRTER, PORTANDO ESTA FAZENDO O SEU TRABALHO DIGNO E HONESTO,O QUE ESTAMOS VENDO ULTIMAMENTE E PARECE QUE VAI SER CONSTANTE É UMA INVERSÃO DE VALORES
OS PODERES ESTÃO SE JUNTANDO E TOMANDO DECISÕES ÚNICAS,ISTO É UM PERIGO PARA A LIBERDADE
OS PODERES TEM QUE SER INDEPENDENTES
os juízes e desembargadores estão certos. Se ele conseguisse uma foto inédita devido estar lá e ganhasse muito dinheiro por causa disso, você acha que ele deveria dar o dinheiro para o governo? Foi fazer reportagem e virou notícia, só isso.
Sou repórter fotográfico, hoje aposentado, sempre busquei os melhores ângulos par obter bom material e no exercício legal da profissão sempre coube ao Estado a devida e merecida proteção. Vai daí, entender estes desembargadores
Entrar com recurso pra quê? O judiciário está todo aparelhado pelo estado, a começar pelo STF.
Se o Estado nos proporcionasse segurança, nem nós nem um profissional estariamos sujeitos a esses perigos, portante o Estado tem SIM que se responsabilizar pelo ocorrido.
Não me causa estranheza a decisão desses desembargadores e juizes, pois a justiça (tudo em letra minúscula mesmo) é a instituição mais PODRE que existe, me desculpe aquela minoria de juizes e desembargadores decentes.