
O cardiologista Nabil Ghorayeb está na comitiva que vai conhecer as pesquisas inéditas sobre os nutrientes da cerveja, em simpósio em Bruxelas / Foto: divulgação
Uma comitiva de médicos do Hospital do Coração e do Instituto Estadual Dante Pazzanese, ambos de São Paulo, embarcou, nessa quinta-feira (25/09) para Bruxelas, na Bélgica. Vão para uma missão de trabalho, que mais parece de lazer: acompanhar as descobertas científicas sobre os ingredientes naturais da cerveja. Os resultados vão ser divulgados na terça-feira (30/09), durante o 6º Simpósio Internacional Beer & Health, no Museu de Ciências Naturais.
O interesse dos cardiologistas brasileiros é aprofundar o conhecimento sobre a relação entre o consumo moderado da bebida que é paixão nacional e os benefícios para a saúde. Nabil Ghorayeb, chefe da seção médica de cardiologia do esporte do Instituto Dante Pazzanese, e também membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, conduziu, recentemente, uma pesquisa que inclui a cerveja entre os alimentos com potenciais benefícios à saúde, pois é uma bebida com baixa concentração de álcool e mantém as propriedades antioxidantes do lúpulo.
Outros estudos mostram que o consumo moderado – uma latinha por dia, em média, para mulheres, e duas para homens – quando associado a um estilo de vida saudável, pode apresentar impactos positivos na prevenção de doenças cardiovasculares. Pesquisadores de Harvard também verificaram um aumento positivo dos valores do colesterol bom (HDL) nas pessoas que consumiram cerveja de forma controlada.