
Alessandra Sampaio, viúva de Dom Phillips, dá a mão para Sian Phillips, sua cunhada, durante velório de Dom /Foto: Divulgação
Sian Phillips, irmã do jornalista britânico Dom Phillips – assassinado com o indigenista Bruno Pereira, no Vale do Javari, na Amazônia, no dia 5 de junho —, voltou para Londres depois do enterro do irmão, mas tratou de continuar na missão de ajudar os índios a defender as suas terras.
Com o marido, Paul Sherwood, a cunhada, Alessandra Sampaio e ainda da viúva de Bruno, Beatriz Matos, Sian criou uma vaquinha com meta de 10 mil euros que vão integralmente para a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava).
“Depois do desaparecimento de Dom e Bruno, os indígenas trabalharam incansavelmente na missão de busca e resgate. Em memória de Dom e Bruno, queremos continuar os trabalhos dos dois para combater as ameaças de atividades ilegais nas reservas. É essencial marcar os limites das regiões protegidas e ter a tecnologia de vigilância e comunicação para detectar incursões e respondê-las sem demora”, diz Sian.
O dinheiro será usado para comprar antenas, telefones por satélite, rádios, equipamentos de internet e outros itens. Até agora foram 125 apoiadores que doaram 8 mil euros (mais ou menos R$ 48 mil).