
Associação de Moradores do Jardim Botânico fazem pedido a Sebastião Bruno (no detalhe da imagem acima), secretário municipal de Infraestrutura e Habitação do Rio, para não subir a rua em 80 cm contra os alagamentos (na segunda imagem) /Fotos: Reprodução
A caixa postal de Sebastião Bruno, secretário municipal de Infraestrutura e Habitação do Rio, deve estar mais cheia que os bueiros cariocas em dias de chuva. É que a Associação de Moradores do Jardim Botânico (AMA-JB) é contra as obras de elevação da principal rua do bairro, em projeto anunciado pela prefeitura para evitar alagamentos, e criou, nesta terça (03/12), um site que envia um e-mail direto para Sebastião.
“Peço ao Senhor que leve em consideração a opinião de especialistas em drenagem que já sinalizaram que elevar a Rua Jardim Botânico em 80 centímetros não será a solução para as enchentes. Além de ser uma obra ambientalmente inadequada, não há qualquer informação pública sobre seus custos e prazos. É fundamental implementar políticas de prevenção aos desastres tais como sistema de drenagem, limpeza das comportas, escoamento do Rio dos Macacos”, diz trecho do texto do e-mail.
Segundo Heitor Wegmann, presidente da AMA-JB, os moradores não foram ouvidos até agora. “O relatório da CPI das enchentes já apontou que a solução são políticas públicas de prevenção em vez de políticas de remediação e reparação, ou seja, não é jogando 80 centímetros de asfalto numa rua que vai resolver os bolsões d’água! Queremos pressionar o secretário a desistir dessa obra indecente e que nem sabemos quanto custará e nem qual é o benefício real”, diz.