
No alto, a bailarina Mônica Burity, João Cândido Portinari e Alex Neoral; acima, Maria Duarte, Clarice Silva e Carol Pires, assistente de coreografia e roteiro / Fotos: Cristina Granato
Estreou nessa sexta-feira (31/10), no Espaço Sesc, em Copacabana, o espetáculo da Focus Cia de Dança “Saudade de Mim”, patrocinado pela Petrobras. Alex Neoral, diretor da companhia, uniu, pela primeira vez, um roteiro teatral à coreografia, para falar de nascimento, vida e morte através das músicas de Chico Buarque e da obra de José Cândido Portinari.
Na trilha sonora, “Construção”, “Trocando em miúdos”, “Valsinha” e “Olha Maria”, na própria voz de Chico. As telas “O espantalho”, “Casamento na roça” e “O mestiço” não estão reproduzidas no palco, mas serviram de inspiração com suas cores terrosas e temática. Para isso, Maria Duarte, diretora do projeto Guerra e Paz, da Fundação Portinari, atuou como consultora. O ator Reiner Tenente deu aulas de interpretação aos bailarinos e Felipe Habib assina a direção musical. João Cândido Portinari, filho do pintor, foi assistir ao espetáculo.