
Ruy Guerra faz noite de autógrafos de livro sobre sua vida nesta segunda, na livraria Travessa do Shopping Leblon / Foto: divulgação
O primeiro livro exclusivamente dedicado ao diretor de cinema Ruy Guerra – autor dos filmes “Os Cafajestes” e “Os fuzis”, fundamentais na formação do Cinema Novo – vai ser lançado, nesta segunda (22/08), na Travessa do Shopping Leblon, a partir das 19h. O cineasta vai estar presente, com toda a sua conhecida energia: no dia seguinte, Ruy faz 86 anos muito bem vividos. A autora da biografia “Ruy Guerra: paixão escancarada” (Boitempo editorial), a historiadora Vavy Pacheco, não disfarça seu encantamento pelo biografado: “Ele viveu uma vida de romance, era um globe-trotter quando ainda as pessoas não viajavam muito”, conta Vavy, que entrevistou 150 pessoas em Cuba, São Paulo, Rio, Maputo, Paris e Lisboa para poder escrever o livro, tarefa na qual levou 10 anos.
Vavy descreve o moçambicano que decidiu viver no Brasil como um “leão doce e inteligente, mas indomado”. Ela ressalta também as qualidades de sedutor de Guerra: “Metade dos entrevistados sempre tinha uma história de Ruy com uma mulher para contar”. Como se sabe, Ruy teve filhos com Leila Diniz e Claudia Ohana e veio a descobrir que era pai de um rapaz, Adriano, quando esse já tinha 20 anos. Um traço marcante de Ruy é sua obsessão pelo cinema: “Ele vive para filmar, pensa em cinema a toda hora e nunca fez um filme que não quisesse”, completa Vavy.