
No alto, cena de Veneza registrada com a técnica de Stephen Wilkes; acima, o fotógrafo norte-americano / Fotos: divulgação
A Rocinha foi o lugar escolhido pelo premiado fotógrafo norte-americano Stephen Wilkes para ser registrado no Rio com sua técnica, chamada de Day into Night. Desde que começou a clicar usando esse método, em 1996, Stephen vem registrando lugares conhecidos no mundo inteiro, como Veneza e Paris. Ele comprime, numa única foto, os melhores momentos do dia e da noite de um local: para isso, Stephen passa de 15h a 30 horas numa plataforma suspensa, registrando, de um ponto fixo, cerca de 1,5 mil imagens. Depois, mescla as imagens, incluindo as pessoas que passaram por ali, num só registro, num efeito incrível.
O trabalho na Rocinha vai ser dia 10 de fevereiro, mas quem quiser conhecer mais sobre Stephen, ele vai dar palestra na terça-feira (24/01), no Ateliê da Imagem (Av. Pasteur, 453), na Urca, às 19h, com entrada gratuita. O fotógrafo vai publicar, este ano, pela Taschen, um livro com imagens feitas dos Parques Nacionais da América com essa visão de dia e noite misturados.
Abaixo, palestra de Wilkes para o TED: