
Nélio Giorgini, da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS-Rio), anuncia, nesta sexta, projetos para a população gay, comemorando de véspera o Dia Nacional do Orgulho LGBTT/ Foto: divulgação
O Rio poderá ter uma rua exclusivamente gay, com o comércio e atividades culturais voltados para o atendimento ao público LGBTT. Quem está propondo à Riotur e a empresas privadas a ideia é Nélio Georgini, coordenador especial da diversidade sexual, que, nesta sexta (24/03), organiza um encontro na Casa de Rui Barbosa, às 10h30, para anunciar esse e outros projetos, comemorando o Dia Nacional do Orgulho LGBTT, que cai no sábado (25 de Março).
Nélio não sabe dizer, ainda, que rua seria essa a ser adotada pela comunidade gay: tudo depende da aceitação da população vizinha e também de um estudo de impacto sobre a economia local. Existe a possibilidade de que esse endereço seja na Zona Portuária. Uma audiência pública será feita e a proposta é, também, de empregar funcionários gays nos serviços.
Em Vancouver, no Canadá, a Davie Street virou atração turística com pontos de ônibus pintados de cor de rosa e bandeirinhas com o arco-íris espalhadas em postes. Ainda no Canadá existe uma outra localidade assim, entre as ruas Church e Wellesley, em Toronto. Em San Francisco, na Califórnia, nos EUA, gays e simpatizantes têm um bairro inteirinho só para eles, o Castro.