No início do século XX, foi construído um palacete na Rua Dona Mariana, n° 56, em Botafogo. Ele passou décadas sendo residencial; nos últimos anos, foi usado como imóvel comercial.
A construtora Mozak comprou o prédio, que é tombado, ou seja, suas características arquitetônicas (boiseries, gárgulas, colunas, balaustradas, vitrais…) terão que ser preservadas. Em breve, passará por um retrofit que o transformará numa casa com quatro unidades de 2 e 3 quartos que variam de 110 a 137 m2. Os futuros moradores vão conviver com vitrais centenários de Formenti e com uma atmosfera antiga rara em imóveis recém-lançados no Rio.
No terreno dos fundos, será construído um prédio, já batizado de Era Botafogo, com sete andares e 35 apartamentos de 1 e 2 quartos. O novo edifício leva a assinatura da PKB Arquitetura. Os interiores foram criados pela arquiteta Bianca da Hora e o paisagismo, pelo escritório Embyá. Projeto arquitetônico de autoria de Sérgio Gattás. Mais de 50% das unidades já foram vendidas. A última imagem é uma ilustração de como será o Era Botafogo.
Vai ser Show, porém não gostei do nome desse Residencial Era Botafogo .Botafogo é tudo de bom.
Que absurdo! Deveria virar um centro cultural. Um palacete lindo! Estou indignada.