No último dia 15 de dezembro, também Dia do Arquiteto, o grande Oscar Niemeyer (1907-2012) completaria 113 anos. Faço aqui uma pequena homenagem dessa figura fundamental no desenvolvimento da arquitetura moderna no Brasil, mostrando o prédio no qual ele manteve seu escritório por mais de 60 anos, em Copacabana.
O Edifício Ypiranga, de 1930, fica na Avenida Atlântica, nº 3940. As curvas da fachada, planejadas pela dupla de arquitetos Freire & Sodré, no final dos anos 1920, despertaram o encanto de Niemeyer pelo local.
Na época de sua inauguração a edificação ganhou o apelido de “Mae West”, atriz norte-americana repleta de curvas, famosa nas décadas de 1930 e 40. Seu estilo é art déco na corrente streamline, onde as formas aerodinâmicas influenciam fortemente na volumetria.
Construído por Gustavo Joppert, o Ypiranga (palavra indígena que significa água vermelha ou barrenta) possui nove andares e uma cobertura. Cada pavimento tem dois apartamentos de 100 m2 e três quartos. A janela principal de cada imóvel, que vemos na foto do prédio inteiro, é de um dos quartos e não da sala. Na concepção da época era importante ter quartos arejados e iluminados. No Ypiranga, como em vários prédios contemporâneos, a sala fica no centro do imóvel, de onde se irradiam os quartos. A porta de entrada é de inox e vidro e é idêntica à colocada na inauguração, em 1930. Há poucos anos os moradores fizeram uma reprodução perfeita a partir de fotos antigas.
A cobertura, que fica no 10º andar, tem 200 m2. Ela foi vendida em 1951 para Niemeyer pela filha do construtor. O arquiteto mais conhecido do Brasil fez do espaço o único imóvel comercial do edifício. Ele mesmo dizia que se sentia num navio ao chegar à sua janela de 17 metros de extensão de frente para o mar de Copacabana. Hoje, oito anos depois da morte de Niemeyer, a cobertura que já recebeu dezenas de personalidades (incluindo Fidel Castro e Le Corbusier) está fechada à espera de uma decisão de seus familiares. A saga do Ypiranga e mais 34 histórias estão no livro Rio-Casas & Prédios Antigos volume 2, lançado em 2019.”
__________________________________________________________________________________________________