Bem perto da praia de Ipanema, reencontrei essa casa branca de janelas e portas verdes, na Rua Prudente de Morais, nº 1.132.
Construída em 1939, ela pode ser considerada um dos maiores símbolos da resistência à especulação imobiliária no bairro. Seu atual proprietário, um senhor com mais de 80 anos, mora no imóvel há décadas e não a vende por valor nenhum. A casa, de dois andares e amplo jardim nos fundos, não está tombada pela Prefeitura, o que significa que pode ser derrubada no futuro.
Várias construtoras, em diferentes épocas, já tentaram convencer o proprietário, mas ele é tão irredutível que, por anos, mantém, em seu portão verde, uma placa com a seguinte frase: “Este imóvel NÃO está à venda. Pede-se não insistir.”
A postura de recusar os muitos milhões oferecidos pelo seu amplo terreno fez com que o proprietário ganhasse, entre seus vizinhos, a fama de protetor do passado de Ipanema. O desejo dele é que a residência embeleze Ipanema para sempre. Vamos torcer para que os herdeiros do proprietário pensem da mesma forma.