20 de julho, Dia do Amigo e, desde cedo, como era de se esperar, as redes sociais estão lotadas de mensagens de todos os tipos: fotos fofas (como a que reproduzimos acima), letras de música, poemas, algumas frases profundas ou simplesmente alguém mandando um abraço. Mas, quantos você pode realmente dizer que são seus amigos de verdade?
Na rede social mais acessada pelos brasileiros, existe uma disputa velada por popularidade; se você tem 3.000 “amigos” ou se o seu perfil ficou “lotado”, parece que todas as portas do mundo vão se abrir pra você. Será mesmo? Egos inflados à parte, é certo que esse fenômeno virtual chegou para mudar o modo como nos relacionamos.
O resultado de pesquisas diversas é impressionante e prova a força das redes sociais: um levantamento do Ibope indicou que o brasileiro é o povo que passa mais tempo na internet; a comScore, a maior empresa mundial de consultoria sobre hábitos na internet, revelou que 97% dos brasileiros conectados acessam o Facebook e o Twitter – índice quase igual encontrado pela E.life (98%).
Mas, voltando ao questionamento inicial, quando você pensa num amigo sincero, você pensa em quem, em quantos, pra valer? De quem você sente mesmo falta ou gostaria de sair pra bater papo, sentar numa mesa de bar, dar um abraço apertado? Se fizer uma triagem nas suas redes sociais, quantos realmente sobrarão? É como um amigo (esse, com “A” maiúsculo) escreveu, “presencial ou virtual, o importante é o sentimento”. Então, Feliz Dia do Amigo.