
Rio chuvoso teve ocupação hoteleira alta, mas não foi bacana para pontos turísticos e o comércio a céu aberto /Foto: Reprodução
O tempo chuvoso no fim de semana estendido pelo feriado dessa terça (12/10) rendeu para os hotéis. Segundo a Associação de Hotéis do Rio (ABIH-RJ) e do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio (HotéisRio), a ocupação para o feriado de Nossa Senhora Aparecida na capital foi de 86,7% dos quartos reservados contra 51,3% no mesmo período do ano passado, um aumento de 69%.
As regiões mais procuradas foram Ipanema/ Leblon (94%), Flamengo/ Botafogo (89%), Leme/ Copacabana (87%), Barra / São Conrado (86%) e Centro (80%). A pesquisa também mostrou que os turistas vieram do próprio Brasil, (96%), liderados pelos paulistanos, seguidos dos mineiros e capixabas — os outros 4% vieram dos Estados Unidos, Argentina, Colômbia e Chile.
Muita gente também optou pelo interior do estado, com 78% dos quartos reservados, um aumento de 21% do ano passado.
Um setor que pode ter sentido muito pelo tempo ruim foram os quiosques da orla, os ambulantes, bares, restaurantes e alguns pontos turísticos que são muito mais agradáveis com o sol. Segundo o Trem do Corcovado, a expectativa era que o Cristo Redentor, que completou 90 anos no feriadão — e pelo tempo ruim, a festa que aconteceria no monumento foi transferida para a Catedral Metropolitana —, recebesse sete mil visitantes de 9 a 12 de outubro, mas ficou abaixo dos cinco mil.