✓
Sugestão: Crivella na Niemeyer, Witzel no túnel, nós no metrô! Ser carioca não anda fácil! Se você não tem helicóptero, fuja da Niemeyer? Cadê que o prefeito quer passear por lá indo e voltando?
✓
E o túnel veio abaixo: finalmente, Marcelo Crivella conseguiu oficializar a separação da Barra e da Zonal Sul. A Zona Oeste já está pensando até em outro prefeito.
✓
Se estiver pelo Centro, aproveita para apreciar “Paul Klee — Equilíbrio instável”, exposição que, depois de levar 185 mil visitantes ao CCBB de São Paulo, chegou ao CCBB do Rio, com 120 obras do artista nascido na Suíça (mas, de nacionalidade alemã), todas do acervo do Zentrum Paul Klee, de Berna, sua cidade natal.
✓
Se você adora uma sofrência ou um pagodinho mas tem vergonha de admitir, finge pro “crush” que comprou, sem querer, ingressos para “Festeja”, com shows de Marília Mendonça, Zé Neto & Cristiano, Maiara & Maraisa, Nego do Borel, Ferrugem, Dilsinho, Léo Santana e Cat Dealers, no Parque Olímpico, neste sábado (18/05), a partir das 16h.
✓
Se não teve jeito, jogue os ingressos do rala-coxa fora e corre para a Fundição Progresso, na Lapa, em clima oitentista, com os shows do Paralamas do Sucesso e Biquíni Cavadão juntos, tocando músicas dos discos “Sinais do sim” e “Ilustre guerreiro” — em homenagem a Herbert Vianna —, respectivamente. Sábado (18/05), a partir das 22h.
✓
Tempo fechado, bom pra cineminha para quem tem a sorte de sentar longe de gente que espirra, não larga o celular ou deparar com um cabelo tipo Vanessa da Matta, lindo, aliás, mas não na sua frente no cinema. Mas nada como a vizinha de cadeira que usa tanto perfume quanto Narcisa, não tem filme que resista. Rsrsrs
✓
A Casa Roberto Marinho, no Cosme Velho, faz o evento “Arte no Cinema”, sábado e domingo (18 e 19/05). Em exibição, “Simone de Beauvoir: uma feminista do nosso tempo”, de Dominique Gros (2015) e “Arte brasileira — Jonathas de Andrade”, de Alberto Renault (2014). Para os filmes em cartaz nos cinemas, clica aqui.
✓
Com mínima de mínima de 18º, o “Festival do Café” é uma boa pedida. O Museu da República faz um fim de semana especial com workshops e oficinas gratuitas sobre a bebida, neste sábado e domingo (18 e 19/05), das 10h às 18h. Vai ficar difícil dormir depois dessa!
✓
Para muita gente, a única saída é beber para esquecer o caos, mas cuidado, que a ressaca pode ser braba, e não só dá “cachaça”: a Marinha do Brasil renovou o aviso de ressaca no Rio para até às 21h deste sábado (18/05). Se você não for surfista e não sabe o que está fazendo, praia só da cobertura. E cuidado nas calçadas da orla: patinete não é prancha.
✓
Anna Paes e Guinga abrem a temporada do MPB Eva neste sábado, 18/05, às 17h, no jardim da Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa.
✓
Se você é carioca e não conhece São Cristóvão, melhor rever seus conceitos. A 11ª edição do “Turismo Cultural de São Cristóvão” acontece sábado e domingo (18 e 19/05), com uma espécie de turnê por 10 museus e centros culturais do Bairro Imperial. O passeio será guiado por 50 alunos de Turismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA), e um ônibus vai levar o público, de graça, a cada um dos pontos. Saída da estação de trem de São Cristóvão.
✓
A 14ª edição do “RioHarpFestival”, dedicada à harpa, continua com apresentações custo zero pela cidade: Solain Rossio no sábado (18/05), às 13h; e Yns Ever Coronado às 15h; o Trio Euron-Cuif-Bonino, no Palácio São Clemente, às 18h. A programação completa está aqui.
✓
De Giovanni Sanfilippo nas redes: “A alternativa mais fácil para quem quiser sair da Zona Oeste e chegar à Zona Sul ou Centro, no momento, é fazer o sentido inverso da rotação da Terra, sobrevoar o Pacífico, cruzar a África e aportar, com cuidado, porque o mar tá bem mexido, ali na Praça Mauá”.
✓
É verdade esse “bilhete”: a melhor da semana vai para a livraria carioca Leonardo da Vinci, que enviou uma edição do livro “Metamorfose”, de Franz Kafka, para o ministro da Educação Abraham Weintraub. No entanto, a publicação foi enviada serrada com um bilhete: “Conhecendo seu apreço pela educação, em especial pela leitura de Franz Kafka, tomamos a liberdade de enviar para Vossa Excelência um exemplar de uma nova edição do grande clássico do escritor tcheco de expressão alemã. Antecipadamente, pedimos desculpas pelo corte de 25% no livro, mas a situação das livrarias brasileiras está difícil. Temos certeza que isso não impedirá a leitura atenta e apaixonada”.
✓
Durante o lançamento de Nélida Piñon, na Travessa lotada, um convidado virou-se para a amiga, ambos em volta dos 80 ou mais, e disse: “Você foi linda” e ela: “Fui? Mas estou incomível?” Riram e se abraçaram.
✓
Dedique o fim de semana a pensamentos que gerem ações para o elevar da multidão; cariocas, ainda mais, já que a vida por terra anda difícil.
Ilustração: Edgar Moura