✓
Marcelo Crivella que fique atento: morador da Rua Iposeira quer muita grana pelos camarões e pelo estoque de caviar (malossol) que perdeu com a falta de luz no dia da enchente, quando tudo estava preparado para um jantar. Pensa em processar a Prefeitura e com advogado bom.
✓
Gosta de tênis, mas nem tanto assim? Pode ir de boa ao “Rio Open”, maior torneio do esporte da América do Sul, que está rolando no Jockey, na Gávea, até este domingo. Tem muita atividade também fora das quadras: na sexta (22/02), tem o DJ Nepal, no dia seguinte, a banda Jamz, com músicas autorais; já no domingo (24/02), show antes e depois da decisão final – Rodrigo Sha abre os trabalhos com sax ao vivo, encerrando com a banda Os Britos – uma alusão aos Beatles -, de Guto Goffi, Rodrigo Santos, George Israel e Nani Dias.
✓
Ao todo, 105 blocos se apresentam pelas ruas do Rio neste fim de semana. Nesta sexta-feira (22/02), a festa começa com os desfiles do Bloco dos Bancários, no Centro, e do Badalo de Santa Teresa. Além do Chora Me Liga, o sábado (23/02) tem Céu na Terra e Carmelitas. No domingo (24/02), Bloco da Preta, Cordão do Boitatá e Simpatia é Quase Amor. Pra você que faz maratona de bloco, clica aqui e enfia a fantasia na jaca!
✓
Tem verdadeiros arrepios de horror quando pensa em carnaval? Corre pro Jazz no Morro da Conceição, na Saúde, no “Terraço Bossa Jazz”, neste sábado (23/02). Vai ter jazz com uma vista incrível, entrada 0800 e convidados especiais, como o baterista Guga Pellicciotti, o pianista João Braga, o baixista Berval Moraes e o Dj Dagema, às 18h.
✓
Tem programinha, digamos, mais fechado também: no sabadão, almoço na casa de Paulo Müller para a amiga Isabel Sued e festinha no pôr do sol de Paula Barcellos, na Delfim Moreira.
✓
É pra rachar o bico de rir e esquecer dos boletos: a primeira edição do festival de humor reúne artistas da cena nacional em espetáculos-solo no Teatro XP Investimentos, no Leblon. Neste fim de semana (23 e 24/02), o ator Benvindo Sequeira apresenta o espetáculo “Dona Encrenca — Só muda o endereço”.
✓
Cadê a lista de “celebs” internacionais no carnaval carioca? Será o preço do dólar, patrocinadores mais tímidos, medo da violência, valorização do que é nacional ou fim dessa idiotice? Há alguns anos, era possível esbarrar com Kanye West, Jennifer Lopez, Jude Law, Megan Fox, Madonna etc. Segundo o coleguinha Ancelmo Gois, a cantora pop Ciara e o maridão, Russel Wilson, que joga como quarterback do Seattle Seahawks, campeão do Super Bowl de 2013, estão confirmados. Deve ser dica de Tom Brady, marido de Gisele Bündchen.
✓
A alta relevância das redes sociais: tem o debate da reforma da Previdência, denúncia de ligação do filho do Presidente com milícia, operação da Polícia Federal, fechamento da fronteira da Venezuela, mas, entre os campeões de assuntos mais comentados do Twitter, só dá Noronha e a suposta traição de José Loreto.
✓
A propósito: Fernando de Noronha aparece em primeiro lugar – com 120 mil menções até o fechamento desta agenda – porque uma criatura (se dizendo ex-funcionário da TV Globo) sugeriu que a ilha pernambucana, aquele paraíso, funciona como a sucursal da suruba mundial. “Aguardando convites para Noronha” foi um dos comentários mais usados, afinal, para missa ninguém chama ninguém.
✓
O sonho de muita gente seria pensar como a psicanalista Regina Navarro Lins: “Ninguém deveria ficar preocupado se o parceiro transa ou não com outra pessoa. Só deveriam se preocupar em responder a duas perguntas: Sinto-me amado (a)? Sinto-me desejado (a)? Se a resposta for sim para as duas, o que o outro faz quando não está comigo não me diz respeito” rsrsrs!
✓
Tem showzinho no Circo Voador, Lapa, nesta sexta-feira e sábado (22 e 23/02), com o rapper Criolo apresentando seu “Boca de lobo”, com canções recentes e antigas. As aberturas ficam por conta de Quebrada Queer (sexta) e Edgar (sábado).
✓
Cissa Guimarães segue a toda com o sucesso de “Doidas e santas”, ao lado de Giusepe Oristanio e Josie Antello, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea, de sexta-feira a domingo (22 a 24/02). A peça narra os dramas da psicanalista Beatriz, em crise com a mãe, com a filha e com o marido.
✓
E claro, vamos ao cinema? A sala do Instituto Moreira Sales (IMS), na Gávea, promove sessões de filmes fora do circuito a apenas R$8 o ingresso. Sábado (23/02), às 16h, “Maborosi — A luz da ilusão”, de Hirokazu Koreeda (Japão, 1995); domingo (24/02), às 15h45m, “Bom trabalho”, de Claire Danes (França, 1999); às 17h30m, “Roma”, de Alfonso Cuarón (México, 2018); às 20h, “O criado”, de Josephy Losey (Reino Unido, 1963).
✓
A Cinemateca do MAM faz um tributo ao cineasta Sérgio San (que morreu em janeiro), exibindo o documentário “Devoção” (2008), em sessão seguida de conversa com diretores, como Tiago Arakilian Affonso, Sérgio Muniz e Oswaldo Caldeira. Sábado (23/02), às 19h.
✓
Neste sábado (23/02), sonzinho dos bons no “Beco das Garrafas”, em Copa, com Celso Fonseca e o grupo Conexão Rio para o show “Tudo é Bossa Nova”, com releituras de clássicos. A Conexão é formada por André Cechinel (piano), Fernando Barroso (baixo), Fernando Clark (guitarra) e Zé Mário (bateria).
✓
A exposição “Abre alas 15” reúne trabalhos de mais de 20 artistas, entre eles Felipe Carnaúba, Fernanda Figueiredo, Hariel Revignet, Jeane Terra, Lair Uaracy, Luciana Mattioli, Fernanda Andrade e Laura Carvalho, com abertura neste sábado (23/02), às 19h, na Gentil Carioca, no Centro.
✓
O FGTS (phoda garantida toda semana) deu bolo neste fim de semana. O Tinder só tem tranqueira? Tá desanimada (o)? Faça uma maratona de filmes indicados ao Oscar, tome aquele vinhozinho, sozinha (o) ou com amigos e faça um bolão dos vencedores. Se sobrar energia, domingo (24/02) sintonize no tapete vermelho e fale bem ou mal dos figurinos das “celebs” até saber se você ganhou ou não os trocados apostados.
✓
Terminou o dia como se tivesse lavado a escadaria da Penha degrau por degrau? Vai se divertir um pouco, criatura, em vez de sair para gerar conteúdo!
Ilustração: Edgar Moura