✓
O outro lado da mesma moeda: Black Friday sem dinheiro é igual a ir para o carnaval com a(o) namorada(o) e só ficar olhando as oportunidades passarem…
✓
Ainda sobre a Black Friday, sabe qual o item predileto dos brasileiros? Surpreendentemente, livros, em levantamento feito pela empresa de marketing Airfluencers, que analisou mais de 77 mil publicações do Twitter. Em segundo lugar, os celulares e terceiro, roupas. Se você quer saber sobre alcoolismo, num texto sincero, sério, com algum humor, “A Saideira”, da jornalista Bárbara Gancia; sobre Jorge Amado, pode ler toda a vida do escritor, sob o talento de Josélia Aguiar; algum interesse pelo ex-governador mais falado das últimas décadas? Está nas livrarias “Sérgio Cabral – o homem que queria ser rei”, de Hudosn Corrêa.
.
✓
A Hípica, na Lagoa, comemora 80 anos com muita gastronomia e shows da escola de samba Beija-Flor, neste sábado (24/11), a partir das 18h30, e domingo (25/11), das 9h às 19h. É só chegar.
✓
Você aí, solteirão, desiludido da vida, aproveite para pensar nessa máxima do “filósofo” Justin Bieber, que, do alto dos seus 24 anos, fez uma reflexão, digamos, muito relevante: “Amor nem sempre é fácil”. Isso porque ele confirmou o casamento com a modelo e atriz Hailey Baldwin.
✓
Passados quatro anos depois de sua última individual no Rio, Luiz Zerbini volta a expor na cidade, a partir de sábado (24/11), na Carpintaria, no Jockey Club. Além de uma escultura e dois grupos de slides fotográficos, a mostra reúne seis pinturas inéditas, em grande formato, produzidas nos últimos dois anos.
✓
Enquanto isso, o jornalista Ricardo Noblat lamenta o sinal dos tempos: “Sou de uma geração que podia elogiar a formosura de uma mulher sem que isso significasse nada além: um elogio apenas. Como o mundo está ficando triste!…”
✓
Já que agora o Natal chega muito antes, a companhia americana Lightwire Theater apresenta o espetáculo “Natal eletrizante”, em montagem que mescla arte eletroluminescente com dança, teatro de fantoches e músicas de Nat King Cole, Tchaikovsky e Mariah Carey, dentre outros. No Teatro Riachuelo Rio, Centro, sexta-feira, sábado e domingo (23, 24 e 25/11), às 20h, às 16h e 20h, e às 15h e 19h, respectivamente.
✓
Como um carnaval antecipado – para o delírio (é deboche, tá?) dos moradores da Gávea –, o “Choro na Rua”, do músico Silvério Pontes, vai ocupar o Baixo Gávea neste sábado (24/11), a partir das 16h. “Para fazer uma boa roda, é necessário juntar pessoas que gostem de tocar “conversando”. Essa experiência de improvisação coletiva exige domínio técnico e especialmente solidariedade musical, fina sintonia humana”, diz Pontes. Mas só tem fera; olha só: Zé da Velha, Hamilton de Holanda, Henrique Cazes, Daniela Spielmann, Dudu Oliveira, Luís Barcelos, Paulão 7 Cordas, Bebe Kramer e por aí vai… É só levar a cadeira de praia.
✓
Anda mais pobre que o Marx? Esquece! Anda forrado de dinheiro? Ajuda o Retiro dos Artistas (21-9-9270-5331).
✓
O saxofonista Rodrigo Sha e o cantor e violinista Mauricio Pessoa fazem a estreia da turnê que homenageia o álbum “Getz/Gilberto”, no Blue Note, na Lagoa, no sábado (24/11), às 22h30.
✓
Pra você, no fim de semana, algum estímulo: nem que seja um par de pés sob uma mesa inesperada. E toda atenção ao desodorante – é verão!
✓
O carioca está precisando mesmo rir. Para isso, o “XIX Campeonato Carioca de Improvisação” vai reunir 16 grupos teatrais e 80 comediantes numa disputa no palco da Sede da Cia. de Teatro Contemporâneo, em Botafogo, sábado e domingo (24 e 25/11), às 18h e 21h. Com a participação da plateia, cada artista desenvolve uma cena de humor sem textos predefinidos.
✓
Tem cinéfilo pirando com essa notícia: “O bebê de Rosemary”, clássico do terror filmado em 1969, de Roman Polanski, está em cartaz na rede Cinemark – Barra, Niterói e Zona Sul. Lançado há 50 anos, a produção é capaz de arrepiar até o mais destemido espectador.
Ilustração: Edgar Moura