✓
Com nossa cota de sofrimento ampliada pela tragédia da querida Petrópolis, chegamos ao fim de semana. E segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o tempo não vai ajudar, com o alerta laranja ligadíssimo, indicando chuvas intensas. Seja solidário. Aqui, alguns pontos de doação no Rio.
✓
Recado do vereador Tarcísio Motta: “Sai do Twitter, esquece as eleições e vai cuidar de Petrópolis, governador!”
✓
Nem dá pra deixar todas as nossas inquietações num bom mergulho no mar: o fim de semana é de chuva.
✓
Alceu Valença e Monobloco fazem shows completos na estreia da festa “Tropicana” no Hipódromo da Gávea, neste sábado (19/02), às 21h. Informações: WhatsApp (21) 99409-6306.
✓
Aurélio Buarque de Holanda, o autor do dicionário, deve estar se revirando no túmulo: “Estava em comitiva oficial; os custos devem ser cobridos”. Disse Mário Frias, secretário Nacional de Cultura, sobre a viagem a NY.
✓
O Circo Voador, na Lapa, apresenta a “Noite do Bem Bolado”, com Samba que Elas Querem, Zé Bigode Orquestra e atração surpresa, no sábado (19/02), a partir das 22h. Ingressos no Eventim.
✓
De Tutty Vasques: “Fakenews — não é verdade que o Itamaraty tenha convidado Vladimir Putin para sobrevoar Petrópolis a fim ver a guerra como ela é!”
✓
Pelas comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, a Funarte e a UFRJ apresentam os “Concertos no Dulcina”, sexta e sábado (18 e 19/02), a partir das 19h. Chamado de “A poesia modernista na canção de câmara brasileira”, o primeiro recital é com o barítono Inácio de Nonno e a pianista Caroline Barcellos, que musicaram poemas de Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond. No dia seguinte, músicos do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) interpretam obras de Villa-Lobos, com regência do maestro Thiago Santos. No Teatro Dulcina, no Centro. Informações no 2240-4879.
✓
Vai ter o “Cozido da Portela”, na quadra da escola, em Madureira, com shows de Renato da Rocinha, Arruda e Galocantô, sábado (19/02), a partir das 13h.
Vai ter o “Cozido da Portela”, na quadra da escola, em Madureira, com shows de Renato da Rocinha, Arruda e Galocantô, sábado (19/02), a partir das 13h.
✓
Danni Carlos, acompanhada do trio Gustavo Heilborn (baixo), Leonardo Vieira (guitarra) e Adal Fonseca (bateria), relembra canções dos seus quatro álbuns no The Rock Bar, no Jockey, no Jardim Botânico, neste sábado (19/02), a partir das 22h. Informações no 97577-2525.
✓
Mumuzinho leva o show “Vou Zuar” para o Espaço Hall, na Barra, nesta sexta (18/02), a partir das 22h. Informações no 3400-7740.
✓
Samba? Então toma! Sem blocos nas ruas, os eventos fechados com rodas de samba estão bombando em toda a cidade. Segue o fio.
✓
O Armazém do Senado, no Centro, tradicional botequim de 1907, Patrimônio Cultural, tem várias atrações, como nesta sexta (18/02), a partir das 21h, com Samba do Doutor, comandado por Onesio Meirelles e Geisa Ketti (filha do sambista Zé Ketti). No sábado, a partir das 14h, é a vez do Canto di Vó, com mais sambas tradicionais. Informações no 2509-7201.
✓
O Sambachaça, formado por um grupo de amigos no extinto botequim Rainha do Sul, no Flamengo, comemora oito anos na Garagem Delas, no Centro (Rua da Carioca, 83), com participação de Moacyr Luz. Sábado (19/02), às 18h. Ingressos no Sympla.
✓
Raphael Vidal, dono do Bafo da Prainha (recém-eleito um dos melhores do mundo pela “Time Out”) e da Casa Porto, tem novo espaço na cidade: o Ginga Quiosque, no Leme, com apresentações musicais nos fins de tarde, na altura do restaurante La Fiorentina. Diariamente, das 9h às 23h.
✓
Domingo é dia de ocupar as calçadas da Rua do Ouvidor, no Centro, com o “Samba da Volta”, com o grupo Fundo de Quintal. Criado em setembro por uma turma de amigos da Toca do Baiacu, um dos bares da região, o evento virou programa quinzenal. No domingo (20/02), próximo ao nº 41 do Ouvidor, a partir das 14h.
✓
O “Samba Pede Teresa” é a pedida na Casa do Nando, espaço cultural criado pelo empresário, chef e músico Fernando Luiz, no Centro (Rua Camerino, 176), a partir das 16h. Informações 99147-1608.
✓
Marcelo Serrado e Édio Nunes levam o “Samba de Vinil” para a Villa Riso, em São Conrado, no domingo (20/02), a partir das 15h. A dupla canta sambas clássicos de Donga, Dona Ivone Lara, Candeia e Jovelina Pérola Negra a marchinhas de carnaval. Ingressos neste site.
✓
O Museu do Pontal, na Barra, vai colocar cadeirinhas de praia no estacionamento para sessões de cinema ao ar livre neste fim de semana, com longas e curtas projetados na parede do prédio, incluindo o filme “Eduardo e Mônica”. Além de apresentações musicais, barraquinhas de comidas e bebidas, e horário estendido até 22h30. Reservas no Sympla, e a contribuição é voluntária.
✓
Cineminha? “Licorice Pizza”, indicado ao Oscar como melhor filme, melhor direção e melhor roteiro original, a comédia romântica de Paul Thomas Anderson acompanha o primeiro amor de um casal, interpretado pelos estreantes Alana Haim (da banda Haim) e Cooper Hoffman, na Califórnia dos anos 1970. Bradley Cooper, Sean Penn e Tom Waits completam o elenco.
✓
O brasileiro “A jaula”, de João Wainer, é uma das boas opções. Chay Suede vive um ladrão que tenta roubar um carro, mas acaba preso numa armadilha planejada pelo dono do carro (Alexandre Nero), cansado de sofrer assaltos. O roteiro é uma adaptação do filme “4×4” (2019). Para mais gêneros, salas e horários, clica aqui.
✓
Vai até este domingo (20/02) o espetáculo “Quando eu for mãe quero amar desse jeito”, com Vera Fischer, Larissa Maciel e Mouhamed Harfouch, no Teatro SESC Copacabana, sempre às 19h. Sessão extra no sábado (19/02), às 16h.
✓
Última chance também para assistir à Denise Fraga em “Eu de você”, no CCBB, no Centro. Sábado e domingo (19 e 20/02), às 19h e 18h.
✓