✓
Não esqueça estas pessoas em 2020: quem o ajudou em tempos difíceis, quem o deixou em tempos difíceis, quem o colocou em tempos difíceis. Perdoe os falsos amigos, não merecem sua energia!
✓
Rolando nas redes: “De todas as cagadas de 2019, pelo menos passei sem ter feito harmonização facial, usado crack e tirado foto com asas.”
✓
A maioria de estreias no teatro só acontece a partir do dia 2 de janeiro, mas algumas salas funcionam no fim de semana, porque, para muitos, a vida segue em ritmo normal. “François Truffaut — O cinema é minha vida”, direção de Cavi Borges e Rodrigo Fonseca com Patricia Niedermeier, faz homenagem a François Truffaut (1932-1984), cineasta que, há 60 anos, fazia sua estreia como diretor de longas. No Estação Botafogo (Sala Multiuso), sábado e domingo (28 e 29/12), às 20h.
✓
Metas para 2020? Se não, pense mais pra frente, assim como a ministra Damares Alves, e tenha fé em que tudo pode dar certo: ela disse ao Estado de São Paulo que pretende se aposentar em 2022 (“Sou forte candidata à aposentadoria”, como a minoria dos brasileiros) — quando supostamente o governo muda de mãos — e também quer namorar.
✓
Amiguinha, a regra é clara: se o boy não a convidou para sair sexta e sábado à noite (horário nobre) em um mês, é casado, noivo ou comprometido. Os anos mudam; as pessoas, nunca.
✓
Comilança? Temos. O restaurante da Pérgula do Copacabana Palace faz mais uma feijoada com roda de samba comandada pelo grupo Mistura Fina, no sábado (28/12). R$ 230 + 10% de taxas por pessoa. Lembre-se: o cartão-piscina, que dá direito a usar alguns itens no hotel, incluindo a piscina, fica suspenso nesta época do ano, hein!
✓
Rolando nas redes: “Se está difícil se aposentar no Brasil, uma opção é o Vietnã. Ironias da história: aposentados gringos decidem ir morar no país, procurando o baixo custo de saúde, moradia, educação, alto nível de segurança (baixíssima criminalidade) e bem-estar no geral”. Que tal?
✓
Se vai passar o réveillon pelo Rio, aproveite pra se jogar também nos prés-eventos. Vai ter de um tudo: Cláudia Leitte, por exemplo, comanda um trio elétrico na festa que tem ainda apresentação do DJ espanhol Dani Toro e dos brasileiros Diego Baez, Lucas Franco e Bruno Moutinho na Marina da Glória, no domingo (29/12), às 16h. O Candybloco se apresenta no sábado (28/12), no HUB, em Santo Cristo, a partir das 18h.
✓
Mad Professor, o músico britânico de reggae e dub, por exemplo, comanda o “Pré-Réveillon na Casa da Glória”, em noite que também tem Digital Dubs e DJ Marcelinho da Lua, na Ladeira da Glória, 98, no domingo (29/12), a partir das 16h20. O cantor de axé Saulo Fernandes canta no pré-réveillon do Jockey, na Gávea, no sábado (28/12), junto com Primeiro Amor, Chora Me Liga, e DJs Tubarão e Gabriel César, a partir das 15h.
✓
Preta Gil é a grande atração da festa que também tem Tiee, Rogerinho e Toda Forma de Amor, no Clube Monte Líbano, na Lagoa, no domingo (29/12), às 17h.
✓
A Mangueira faz seu tradicional pré-réveillon na quadra da escola, sábado (28/12), a partir das 21h. Vai ter Concurso de Samba de Terreiro, show da Bateria da Mangueira “Tem Que Respeitar Meu Tamborim”, sob o comando do Mestre Wesley Assumpção, baianas, passistas, velha guarda e o bailado campeão do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus Olivério e Squel Jorgea, e claro, a rainha Evelyn Bastos com um show à parte.
✓
Enquanto isso, o circuito de shows também acontece em palcos clássicos da cidade, como o do Barão Vermelho, no Circo Voador, Lapa, no sábado (28/12), às 22h.
✓
Se for fora do Rio e quiser fazer um circuito das artes, este é o momento. A Biblioteca Nacional está com a mostra “A alma do mundo — Leonardo 500 anos”, uma homenagem a Leonardo Da Vinci nos 500 anos de sua morte, com 70 obras de seu acervo, entre livros, desenhos e gravuras, além de trabalhos de outras instituições, como vídeos e fósseis. Sábado (28/12), a partir das 10h30.
✓
Por ali também, no Centro Cultural Correios, temos várias atrações: Araken, com a exposição “Mameluco”; as pinturas e esculturas do italiano Renzo Eusebi e o mineiro Marcus Amaral, “Diversidade e contaminação”; e Paula Klien em “Fluvius”, com mais de 50 trabalhos recentes. Sábado e domingo (28 e 29/12), a partir do meio-dia.
✓
No Museu de Arte do Rio (MAR), ainda está rolando “Pardo é papel”, de Maxwell Alexandre. Inspiradas no mundo hip-hop, são 23 pinturas sobre papel pardo em grande formato. Sábado e domingo (28 e 29/12), a partir das 10h.
✓
Já na Casa Firjan, em Botafogo, tem a individual “Decupagem”, de Iole de Freitas, que foca em momentos diversos da sua produção desde os anos 1970. Sábado e domingo, a partir do meio-dia.
✓
Atrações além-praia: se você der sorte e gostar de filas, pode conseguir um passeio na “Rio Star”, a roda-gigante recém-inaugurada no Porto Maravilha, com 88 metros de altura. Se não tiver medo de altura, dali você pode riscar da lista alguns pontos, como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar e a Ponte Rio-Niterói. O passeio dura 20 minutos.
✓
Para os não festeiros, sempre há o cinema. A dica para entrar mais leve em 2020 é assistir à comédia “Minha mãe é uma peça 3”, que traz Paulo Gustavo em mais uma história com a sua hilária personagem Dona Hermínia. Para outros gêneros, clica aqui!
✓
Quer botar a vida em dia na última semana do ano? Isso vira ansiedade que, quando acumulada, transforma-se em angústia. O mundo não está acabando, é só o ano que se vai, mas começa outro pra você fazer tudo que pensou em fazer em 2017, 2018, 2019! É uma nova chance.
✓
Do professor de Cabala Shmuel Lemle nesta sexta-feira (27/12): “Vamos entrar ao anoitecer no mês lunar de Capricórnio, controlado pela letra Áin ע e pelo Bet ב que controla Saturno. As duas letras juntas têm valor numérico 72, que nos conecta com a energia de milagres. Nós próximos dois dias, é importante manter uma consciência elevada porque estamos na semente energética do mês.”
✓