
Noel Lima: cirurgião plástico comenta sobre a proibição da venda e uso de silicones texturizados na França /Foto: Reprodução
A França acaba de proibir a venda e o uso de implantes de silicone texturizados de seis fabricantes que têm sido a associados a um tipo raro de câncer: Allergan, Arion, Sebbin, Nagor, Eurosilicone e Polytech. Muitas brasileiras usam implantes dessas marcas. O site conversou com Noel Lima, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, entre as maiores referências brasileiras — se não a maior — no assunto, chegando a ter criado uma prótese, patenteada pela Anvisa.
Perguntado o que diria às mulheres neste momento, respondeu: “Ninguém deve se preocupar. Não está acontecendo nada, nada. A França está tomando a dianteira indevida sem um embasamento cientifico mais profundo, e deve estar fazendo isso pelo erro cometido por um fabricante francês no passado, da empresa PIP, que adulterava as próteses com silicone industrial”. Noel Lima é quem mais faz esse tipo de cirurgia no Rio. Perguntado quantas opera, em média, por mês, desconversa: “Não fico contando”. O médico lembra ainda que a fabricante brasileira Silimed, usada por todos os cirurgiões, é superidônea.