
Na primeira foto, a jornalista Ruth de Aquino com o Prêmio Personalidade 2018, primeira mulher a receber; na segunda, o embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet e o presidente da Câmara de Comércio França Brasil, Maxime Rabilloud; na terceira, o casal Marie Bendelac e Gilberto Ururahy com Cristina Gouvêa Vieira; na quarta, George Iso e Ruth de Aquino com Gonçalo e Denise Ivo; nesta foto, o presidente da Associação dos Membros da Legião de Honra para o Brasil, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira / Fotos: Marco Rodrigues e Gianne Carvalho
O Prêmio Personalidade, da Câmara de Comércio França-Brasil, existe desde 2001, ou seja, está em sua 18ª edição, mas nunca tinha homenageado uma mulher, o que aconteceu nessa sexta-feira (23/11), com a jornalista Ruth de Aquino, diretora editorial dos jornais O Globo, Extra e da revista Época.
Ruth é uma apaixonada pela França, tendo passado muito tempo da sua vida em Paris: “Quando eu tinha 5 anos, a mesma idade da minha neta Nina, que vinha receber o prêmio comigo mas ficou tímida, eu tive o meu primeiro contato remoto com a França. Eu dançava ballet clássico e, por isso, os compositores clássicos, entre eles os franceses, eram a minha trilha sonora. Eu escutava piano, devorava romances e sonhava viver na Europa”, disse Ruth. E completou: “Fui homenageada por promover a diversidade e a liberdade de expressão no jornalismo – e por meus laços afetivos e profissionais com a França.”
O jantar foi na Casa Firjan, em Botafogo, juntando o presidente da Associação dos Membros da Legião de Honra para o Brasil, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira; o presidente de Honra das Duas Insígnias do Governo Francês, Raphael Lange; o embaixador da França, Michel Mirallet e o presidente da Associação dos Membros da Ordem Nacional do Mérito da França-Brasil, Gilberto Ururahy. E, até na escolha dos chefs, o espírito dos dois países aparecia: os convidados se deleitaram com os prazeres criados pelos franceses Frédéric Monnier e Ronald Villard junto às brasileiras Flávia Quaresma e Roberta Ciasca. Noite clássica, na mais perfeita ordem, digamos assim.