Carlos Tufvesson, com seus 20 anos de militância em direitos humanos, conseguiu reunir, nessa segunda-feira (20/10), no Hotel Marina, no Leblon, personalidades de diferentes áreas que têm em comum um grande amor pelo Rio. Como formadores de opinião e defensores da diversidade cultural, ideológica e religiosa, essas pessoas aderiram à campanha “Por um Rio de todas e de todos” contra a crescente ameaça do fundamentalismo no Estado. Foram gravados depoimentos em vídeo e tiradas fotos que já começam a circular nas redes sociais. Alguns foram mais além e também fizeram comentários interessantes nos bastidores.
Isaac Karabtchevsky, maestro:”Acho que os pólos se unem, os contrastes se transformam em unidade. Eu acho que é bom que haja diversidade porque é dentro dela que se encontra esse grande elemento motor que faz com que a humanidade caminhe”.
Paula Toller, cantora: “A liberdade no Rio é fundamental, aqui é uma cidade simbólica para o Brasil e para o mundo. As pessoas bacanas do Rio, de todas as áreas, têm de se manifestar para que não comecemos a viver num mundinho fechadinho onde você só gosta das pessoas iguais a você, que têm a mesma religião que você ou que têm o mesmo pensamento que você”.
Anna de Holanda, cantora, compositora, ex-Ministra da Cultura:“Eu tenho um pavor desse fundamentalismo religioso porque representa um atraso em relação à religiosidade e opção de vida. É um moralismo absurdo que não tem nada que ver com o Rio de Janeiro. Não tem nada que ver com esse Brasil contemporâneo, aberto, arejado, alegre que nós temos”.
Perfeito Fortuna, ator e promotor cultural: “O Rio de Janeiro tem cara de capital cultural e por isso a efervescência de coisas novas, avançadas. São pobres com ricos, favelas e lugares sofisticados. O Rio é essa mistura, essa multiplicidade! O carnaval tem reunido cinco milhões de pessoas fantasiadas… São crianças, idosos, todos misturados. Essa é a nossa cara! Alegria é saúde pública!”
Alexia Dechamps, atriz:“Eu acho que essa é a minha bandeira. Eu acho que as pessoas têm que ter liberdade, a vida é uma só e as pessoas têm que escolher o que as fazem felizes”.
Veja fotos na Galeria.