Bukit península fica no extremo sul da ilha de Bali, onde está o clife do templo de Uluwatu (significa “pedra do sul”, no idioma indonesiano) e, precisamente, a praia com o mesmo nome. Também há outras famosas opções tanto pela beleza, Thomas Beach, como para surfar, ver o surf e os surfistas (rsrs), como Balangan, Padang Padang e Bingin. Vale lembrar que, no fim de tarde, no templo, há sempre um ritual dançante imperdível e que a energia é fortíssima (redundante, em se tratando de Indonésia).
Há muitos hotéis e alguns resorts – que, realmente, precisam mudar muito a forma como lidam com o lixo e a limpeza das praias que estão em volta. Mas, o que mais chamou a minha atenção no Toraja bambu é a sensação de estar em casa e a vivência de uma experiência indonesiana com conforto. As construçōes ancestrais Tongkonan, em formato de barco, são típicas da região de Sulawesi (localizada a mais de mil quilômetros de Bali) e são as casas da população de lá, os “Torajan“. Os lençóis são de primeira qualidade (raro), há flores por todos os lados, inclusive nas camas e no serviço do Dharma Café. Os deliciosos pratos no menu do tipo ‘comfort’ food foi criado pelo competente chef local Fabian Sorlury. Pizzas e massas – inclusive sem glúten e veganas, sanduíches, sucos, smoothies e sobremesas.
Apesar de o luxo estar na simplicidade, eles basicamente nos providenciam tudo: traslado do aeroporto, aluguel de moto, passeios, yoga, massagem e contam com uma piscina de 25 metros de água salgada – muito melhor para relaxar o corpo e o espírito sem causar maiores danos ao cabelo e à pele.
Dentre os brasileiros que já estiveram por lá e que gostaram e aprovaram, destaco a chef Morena Leite, Zulu, Santiago Bebbiano (exigente hoteleiro e empreendedor proprietário dos incríveis hotel Casas Brancas e do restaurante Rocka), a modelo Herika Fernando de Noronha, Mila Monteiro e outros.