Considerado o papa da produção de vinhos da uva Riesling, Ernest Loosen, das vinícolas alemãs Loosen e Villa Wolf, está no Brasil e veio apresentar suas “joias”.
Com a redução da produção da vinícola e substituição dos fertilizantes químicos por orgânicos, Ernest passou a ter uma produção mais artesanal e muito mais cuidada. O terreno rico em ardósia do vale do rio Mosel dá o toque especial – vinhos intensos, complexos, exóticos e elegantes.
A uva Riesling nunca me atraiu muito, mas temos que admitir quando um bom vinho é bem elaborado e tem raízes e estrutura.
A Vinícola está na família há 200 anos, tradição que se nota.
Adoro os vinhos amarelo-palha claro, quase um tom de verde que normalmente são minerais, principalmente para acompanhar frutos do mar de entrada. O “Dr. L Riesling Trocken Qba 2013” é um desses exemplares e o valor, superacessível: por volta de R$70. Mas se você pode investir um pouco mais, sugiro o “Dr. Loosen Riesling Kabinett ‘Blues State’ 2013“, que está por volta de R$130, é um semiseco com estadia em tonéis de carvalho francês e com o toque mineral que confere uma elegância ao vinho, que eu, particularmente, adoro. Ele tem um toque de anis final e não deixa de ser um vinho cítrico, o que o torna um ótimo parceiro de pratos mediterrâneos: peixes, saladas e até mesmo aperitivos.
São vinhos refrescantes para serem tomados gelados – perfeitos para estes nossos dias de “inverno” tropical.
Um brinde à vida e a não violência.
Gostaria de lembrar a manifestação neste domingo, em frente ao Clube Caiçaras, a partir das 10h.
Drops Informativos:
Cavist Ipanema
Tel.: 2123-7900