
Patrícia Viera assina uma coleção de sapatos para o projeto Brazilian Leather, que exporta para mais de 100 países / Foto: Murillo Tinoco (acervo do site Lu Lacerda)
Patrícia Viera, uma das mais admiradas estilistas de roupas de couro do país, está assinando, com a Guilhermina Shoes, uma coleção de sapatos (www.designnapele.com.br) para o projeto Brazilian Leather, parceria entre o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CECB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). É um retorno às origens de Patrícia, que começou na moda brasileira, em 1982, trabalhando a convite de Mauro Taubman na linha de sapatos da Company e da Companhia dos Pés, época em que aprendeu tudo sobre a química dos curtumes e começou a colorir o couro, que só existia nas cores preto e marrom.
Na prática, Patrícia nunca se afastou dos sapatos, já que a cada coleção da sua grife ela cria um modelo. “Nunca me esqueci de uma vez em que, esperando uma amiga na porta do Hippopotamus, perguntei para o funcionário que ficava na porta como ele fazia para escolher quem entrava. Ele disse: ‘É muito fácil, é só olhar para o sapato’”. A coleção em napa, com efeitos que simulam bordados, rendas e mosaicos, é toda para exportação, assim como a maioria das peças de roupa da marca de Patrícia. “Crio pensando numa mulher internacional”, acrescenta. Lady Gaga, aliás, comprou, em novembro, três peças da última coleção da estilista, chamada de Atacama.