
Alê Teixeira, Patricia Secco e Ednor Medeiros de Souza Filho /Foto: Cristina Granato

Flávia Gandelman e Claudio Roberto Castilho /Foto: Cristina Granato

Patricia Xavier e Ricardo Hachiya. O capacete do arquiteto, por pouco, não virou uma peça da exposição /Foto: Cristina Granato

Antonio Cotrin e Paula Ferrari /Foto: Cristina Granato

Léo Moreira e Manoel Thomaz Carneiro /Foto: Cristina Granato

Teresa Acyoli, Sérgio Margulis e Mauro Roma /Foto: Cristina Granato

Tereza Freire, Flavia Franchi, Monica Ferraz e Patricia Secco /Foto: Cristina Granato

Patricia Secco e Roberta Damasceno /Foto: Cristina Granato
Entre as quatro mostras que entraram em cartaz no Centro Cultural dos Correios, está “Sonhos de Atlantis”, de Patricia Secco e Claudio Roberto Castilho, com curadoria de Carlos Bertão e design e iluminação de Alê Teixeira, inaugurada nessa quinta (23/06), com coquetel e convidados animados.
Além das paredes, centenas de peças de cerâmica foram cuidadosamente colocadas no chão da sala da mostra, para representar o que restou no fundo do mar da ilha de Atlantis — ou Atlântida —, o paraíso lendário que teria desaparecido e cuja primeira menção vem de Platão, em “Timeu ou a Natureza” e “Crítias ou a Atlântida”.
A ideia do projeto surgiu quando Patrícia sonhou com a submersa ilha rodeada de animais marinhos morrendo sufocados ao ingerir todo tipo de lixo que é jogado ao mar. Os trabalhos de Secco sempre têm ligação com a natureza e as consequências dos atos humanos. A propósito, ela é casada com Sérgio Margulis, economista de Meio Ambiente, ou seja, 100% envolvida com o assunto.