
Panorâmica da multidão em Copacabana, no alto, e grupo de motoqueiros, acima, que aderiu ao protesto: a Atlântica voltou a ficar verde e amarela / Fotos: Lu Lacerda
Na passeata deste domingo (13/03), na Avenida Atlântica, contra o governo da presidente Dilma Rousseff e a corrupção e a favor da Operação Lava Jato, os cariocas participantes estão bastante emocionados. Volta e meia o Hino Nacional é tocado pelos carros de som – o que fez muita gente chorar.
Segundo estimativas da organização, a manifestação reuniu mais de 1 milhão de pessoas – a PM não fez balanço. A impressão de uma multidão quase igual à do réveillon carioca é reforçada pela dificuldade de se andar na Avenida Atlântica. Algumas pessoas passaram mal, também, por causa do clima abafado. Esta é, sem dúvida, a demonstração de protesto contra o governo mais emocionante: quem não participou da caminhada pendurou a bandeira brasileira nas janelas.
Os poucos políticos que tentaram fazer discursos foram imediatamente vaiados e interrompidos: parece que estão todos exaustos de discursos baratos e do não cumprimento das promessas.
Eu não entendo essas passeatas na Atlântica…..mas, não teve mesmo um milhão!!!!
Denise, vc não entende a passeata na Atlântica então eu vou te explicar porque tenho alguma experiencia no assunto: carioca não vai ao Centro no final de semana, de nenhuma Zona do Rio. Alias, cariocas de todas as Zonas preferem ir para a Zona Sul no final de semana, seja lá pelo que for. Quem é pago e ganha lanche vai onde mandarem. Quanto a estimativa de 1 milhão…tinha, sim, Denise. Estou achando que vc não estava lá….
A PM não fez estimativa e os únicos números disponíveis foram informados pelos organizadores. É um levantamento que carece de isenção. Mas não é só por isso que acho imprudente falar em 1 milhão de pessoas. O evento teve mais de um grupo organizador e, na verdade, as estimativas dos próprios organizadores divergiram: entre 250 mil e 1 milhão.