Vindo a Paris para fazer um mestrado em cinema, a brasileira Rosangela Meletti apaixonou-se pela cidade e decidiu morar. Ia ficar apenas um ano e lá se vão 31. Com ótima bagagem profissional, um doutorado em cinema e disposta a trabalhar nesta área, ela abriu com uma sócia, em 1992, a agência French Connection Produtions, para cinema, televisão, arte e imprensa – uma ideia genial, pois a empresa foi, durante anos, base para produções da TV Globo e Globosat por aqui.

Rosangela produziu os programas Revista Europa, apresentado por Beth Lima e Silio Boccanera, e Reserva Especial, com Renato Machado, assinou a produção executiva da série sobre a obra de Chico Buarque e deu suporte às gravações de novelas como Celebridades, Pé na Jaca e Duas Caras, em Paris. Também assumiu a cobertura do Ano do Brasil na França e produziu documentários importantíssimos para emissoras francesas e alemãs, sobre esporte, cultura, economia, comportamento e política.

Hoje, a French Connection é uma referência na Europa em termos de produção executiva; isto fez com que Rosangela se dedicasse mais ao mercado continental, onde a demanda cresceu muito nos últimos anos. Conhecendo o nivel de exigência dos principais canais de TV, sua equipe tem uma precisão e um senso de organização impressionantes, um dos detalhes que fazem o sucesso da agência.

E para coroar o sucesso, ela vai lançar para o mercado brasileiro, em 2014, um portal de internet e a WebTV French Connection Produtions. A grade de programas é excelente; especialistas em diversas áreas terão seus espaços na telinha para desenvolver seus temas de forma clara e inteligente. Terá também um blog super atualizado; enfim, tudo que possa interessar a um público ávido por novidades interessantes. Determinada e sempre atenta à capacidade de sua equipe, Rosangela revelou vários profissionais que hoje trabalham em jornais e televisões na Europa. Exemplo de sucesso, esta empresária e diretora-executiva cativou, de forma muito digna, o mercado televisivo na França e em outros países – o qual, como vocês podem imaginar, é extremamente competitivo e fechado.

Como estamos em época de férias, decidi escrever sobre quatro hotéis de exceção em Paris, para que sua temporada na cidade seja ainda mais inesquecível. Começo pelo Particulier Montmartre, um hotel boutique que é um verdadeiro paraíso! Situado num prédio que pertenceu à família Hermés no bairro boêmio e artístico de Montmartre, tem as características de um lugar para descanso. Um jardim sublime, realizado pelo paisagista Louis Benech – o mesmo que renovou o Jardin des Tuileries, em 1996 -, envolve o hotel grandioso, com seus quartos confortáveis e cinco suítes superespaçosas, todas voltadas para o espaço verde (a maior delas fica no último andar, com vista para cidade). A decoração é um capítulo à parte, assinada por Frédéric Comtet e Morgane Rousseau, que convidaram artristas contemporaneos para imprimir um pouco de seus universos no ambiente. Mobiliário contemporâneo, objetos de arte e uma coleção enorme de livros de arte completam o ambiente. É um endereço para pessoas exigentes, que privilegiam o conforto na sua plenitude.

No Quartier de la Madaleine, um dos endereços históricos de Paris, fica o Hôtel Chavanel. Muito confortável, tem 25 quartos e duas suítes com decoração moderna, em que o efeito de renda é um fio condutor. As designers e arquitetas Anne Peyroux e Emmanuele Thisy criaram uma ambientação minimalista com materiais nobres, como a malha de cashmère para algumas cortinas, além de veludos e almofadas com bordados gráficos – tudo com a intenção de deixar o clima masculino/feminino em harmonia. Conforto e atitude zen garantidos para uma estadia relaxante.

Fabric, o quatro-estrelas situado no boêmio bairro de Ménilmontant, é outra grande opção. Rodeado de bares, cafés e cabarés bacanas, este hotel com clima industrial, construído num prédio onde funcionou uma tecelagem, oferece um conforto bem moderno. O arquiteto Vincent Bastie, em parceria com os decoradores Agnés Louboutin e Patrice Henry, manteve todas as características da antiga fábrica: estruturas metálicas, grandes janelas e tijolinhos na parede para mesclar com objetos de decoração comprados em brechós da região. Esta mistura deu requinte e valorizou, de forma surpreendente, o ambiente moderno e contemporâneo. Uma temporada no mínimo inusitado está à sua espera neste espaço.

O Grand Hôtel du Palais Royal é muito chique!!! Tem como vizinhos o Louvre, La Comédie-Française, Le Jardin des Tuileries e a Rue Saint-Honoré. Precisa dizer mais sobre a localização? O decorador Pierre-Yves Rochon privilegiou o ecletismo cultural e a tradição do endereço para montar os ambientes. Uma entrada impactante, com uma escadaria de corrimão em ferro forjado, bustos criados pelo atelier do Louvre, gravuras de Pol Buty, obras de Fragonard, Raphael e Le Brun compõem com móveis de carvalho, poltronas Cabriolet em veludo, sofás Méridiene, dando um requinte parisiense por excelência ao hotel. São 68 quartos confortáveis e decorados com materiais nobres e sóbrios, e uma suíte com vista de 180° da cidade. De tirar o fôlego! Outro ponto importante deste hotel é o bar e restaurante Lulli, do chefe Jean-Yves Bournot. Sempre lotado, oferece um cardápio contemporâneo, com os melhores produtos da estação, assim como petiscos e uma seleção de 35 marcas de champanhe. Uma estadia “de respeito“ num prédio do século 18, com serviço de alto padrão do século 21.

E para terminar, duas notícias do mundo das artes plásticas. Uma exposição que está fazendo sucesso em Paris é a Vanité, de Antonio Cagianelli na Galeria Reboul Leoncini. Arquiteto e designer, o italiano é um dos artistas mais rebeldes de sua geração. Seu trabalho reúne tradição e história com uma interpretação muito pessoal. O resultado são obras tridimensionais inspiradas em elementos como bolas de sabão e nuvens. Nesta mostra, ele valoriza o tema de forma contemporânea, sem esquecer as sugestões do passado. Bacanérrimo! Em cartaz até 05/06/2014.

O convidado para expor no Palácio de Versalhes em 2014 é Lee Ufan, um dos artistas sul-coreanos mais influentes na cena internacional. Suas esculturas, pinturas e instalações são feitas, na maioria, de pedra, metal, e traços de pintura de várias cores, privilegiando o vazio e criando uma relação entre o material, o espaco e o homem. Vale a pena esperar.

Share
Enviado por: Redação

4 comentários para "Paris, por Paulo Pereira: Hotéis para as férias! E a brasileira que sabe tudo de TV"

  1. 15/12/2013 - 19:58 Enviado por: Vera Lucia Charak Jany

    Rosangela, é incrível o tempo que já estás morando em Paris! Parabéns pelo teu sucesso, por teres aberto sòzinha, um caminho, mtas vezes difícil para um estrangeiro, no caso, uma brasileira. Teu pai estaria muito orgulhoso de ti, por tudo que conquistaste. Bj

  2. 16/12/2013 - 13:19 Enviado por: TRINNY FERRAZZY

    ROANGELA
    PARABENS PELO SEU SUCESSO EM PARIS
    EU AMO ESTA CIDADE
    EU SOU ARTISSTA PLASTICA E MOREI ANOS EM NEW YORK E MIAMI
    NA CRISE FUI PARA A FRANCA E FIQUEI UM TEMPO EM PARIS
    MAS ESTAVA COM UM PROJETO EU VIM TERMINA-LO NO BRASIL
    EU ESCREVI UM LIVRO E MINHA COLECAO DE QUADROS, ESCULTURS E JOIAS SAO ILUSTRACOES DO LIVRO SOBREA A FISICA QUANTICA E AMOR. TITULO ORGINIAL EM INGLES POIS COMECEI A ESCREVE-LO EM MIAMI : SMILES AND TEARS COMING FROM GOD. MEU SITE http://WWW.TRINNYFERRAZZY.COM.BR
    E MEU SONHO E FAZER UM FILME SOBRE OLIVRO E A ESTORIA SE PASAA NOS USA, NEW YORK E MIAI, FRANCA, PARIS, NO BRASIL, RIO E NA GRECIA. POR FAVOR DE UMA OLHADA NO SITE E VEJA SE LHE INTERESSA MARCARMOS UM ENCONTRO
    TRINNY FERRAZZY

  3. 17/12/2013 - 19:06 Enviado por: Aurea Maldaner

    Boa noite queridos amigos, Paulo, Rosangela e Trinny!
    O mundo é magico mesmo, permitindo de os encontrar na mesma pagina…. Seria um encontro marcado?…
    Prazer é saber que constroem, criam e libertam forças gerando um novo mundo e uma nova e ampliada percepção do mesmo. Fantastico!
    Continuem assim, com afinco, dedicação e o mundo sera melhor. Parabéns!
    Grande abraço,
    Aurea Maldaner

  4. 18/12/2013 - 16:53 Enviado por: mary nunes

    Chico Buarque querido qdo vamos comprar um apartamento em Cuba?


SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline