Com experiência de mais de 20 anos em arte internacional e morando em Paris, o mineiro Ricardo Fernandes é o dono da bacanérrima Galerie Ricardo Fernandes, muito prestigiada no mercado francês. Jornalista e membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), ele transformou a paixão em profissão. Ricardo representa artistas do mundo inteiro, como o casal ucraniano Vitaliy e Elena Vasilieva, que ganhará expo em abril próximo, com suas maravilhosas fotografias do nu feminino, e o francês Stanislas Kalimerov, também fotógrafo.
Sua relação com a arte brasileira é super presente; ele tem espaço aberto para artistas como Amilcar de Castro, Antonio Peticov, Leopoldo Martins, Lúcia Adverse e Sérgio Bello. Até o início deste mês, ele expunha o trabalho de três dos mais respeitados designers do Brasil – Ana Vaz, Zanini de Zanine e Olavo Neto -, o maior sucesso comercial. Ricardo colaborou muito para o reconhecimento da nossa arte no cenário francês, colocando sempre os nossos artistas na agenda anual de eventos da galeria.
Suas exposições são frenquentadas por críticos, colecionadores e amantes da arte e design. Seu trabalho de curadoria é reconhecido internacionalmente, pela precisão, organização e harmonia na ambientação das obras. Este ano, Ricardo leva seu talento de curador para dois eventos de arte importantes em Belo Horizonte: o primeiro é a mostra de fotografias de Lúcia Adverse, sobre Berlim, no Museu Inimá de Paula; o segundo é o evento com o artista Sérgio Bello no Museu de Artes e Oficio (MAO), em comemoração ao Bicentenário do mestre do Barroco, Alejadinho.
Vários grandes eventos com seus artistas estão programados para os próximos meses, como a participação na Bienal 2014, com o trabalho do fotógrafo Weber Pádua, e outras surpresas. Um dos talentos deste galerista visionário é dar a oportunidade a nossos artistas de mostrar seus trabalhos em uma cidade onde arte é sinônimo de vida. Bravo, Ricardo!
E falando na Galerie Ricardo Fernandes, o encerramento da exposição “La Beauté dans l’Imperfection”, de Ana Vaz, Zanini de Zanine e Olavo Neto, foi marcado pelo lançamento do catálogo da mostra. Com texto de apresentação assinado pela jornalista Any Collin, a publicação traz não apenas lindas fotos dos objetos, como também conta a trajetória de cada artista e seu universo. Uma bela edição para três belas histórias de sucesso.
Filha do famoso ilustrador Toutain, a artista francesa Natacha Toutain herdou o talento do pai; seus quadros são verdadeiras obras de arte. Os retratos modernos e dinâmicos de artistas de cinema e grandes esportistas, como o nosso querido Ayrton Senna (abaixo), entre tantas outras personalidades, são vendidos no espaçoDrouot, em Paris. Um lado interessante desta artista é que ela sempre procura lugares inusitados para expor: vários restaurantes badalados da capital francesa já acolheram suas obras.
A paixão é pintar gente do cinema que marcou a sua vida, como Steve McQueen, Marylin Monroe, Robert Redford, Paul Newman, Brigitte Bardot e Alain Delon, entre outros. Uma intervenção que chamou ainda mais atenção para seu nome foi quando, convidada por Alain Bernardin para expor no Crazy Horse, ela pintou as dançarinas que fazem parte do show. Sucesso absoluto! Vendida internacionalmente, várias celebridades das artes, cinema, música e moda têm seus retratos pintados por esta artista de exceção.
As peças em cerâmica voltaram a chamar a atenção de colecionadores internacionais, e o trabalho da artista francesa Valérie Lebrum contribui muito para aumentar este interesse. Suas obras em porcelana plissada, torcida, brancas, verdes ou escuras, são suntuosas. É como se ele tivesse arrancado do fundo do mar. Bacanérrimo! A galeria parisiense May expoe suas peças (Rue de Lille, 23).
Está fazendo o maior sucesso a nova loja Zara Home na avenida Champs Elysées. Todo o universo da decoração é representado em 430 metros quadrados, com ambientação muito bem cuidada, valorizando ainda mais o produto. Objetos de decoração, artigos para cama, mesa, banho, tudo coordenado por cores ou motivos; este mês, por exemplo, o tema é Paris. Um verdadeiro paraíso para decorar sua casa, sabendo que os precos são bem razoaveis… Boas compras!
E a Zara não vai ficar sozinha. Outro gigante do fast fashion, depois de lançar compras on line, revelou à imprensa seu próximo projeto: em breve, será inaugurada em Paris a H&M Home. Da sala à cozinha, passando pelos quartos, você vai encontrar de tudo: almofadas, cortinas, lustres, abajur, quarto do bebê, objetos de decoracao… tudo para a decoração de interiores. Enquanto se aguarda a data da abertura, o certo é que a política de preços baixos, aplicada nas lojas de moda, será usada também neste novo espaço maison. Ótima oportunidade para comprar bem e barato. As parisienses estão ansiosas!
Outra grande novidade em Paris é o serviço “Une Robe a Paris”, pelo qual é possível alugar um vestido de festa, longo ou curto, do 34 ao 44, de todas as marcas famosas, como Dior, Gucci, Saint Laurent e Diane Fustenberg, entre outros. É simples: a cliente entra no site, escolhe os modelos e uma consultora vai ate o endereço indicado fazer a prova e ver qual o modelo mais adequado.
Além do serviço personalizado, a escolha é bem interessante: são vários modelos assinados, em excelente estado. Uma ótima chance de usar o vestido de um grande estilista, sem gastar muito. Por outro lado, acaba com a preocupação com o modelito para a festa, que você usa uma vez só e depois fica guardado.Novos tempos, novas adaptações!!!!!
Estão chegando esta semana às lojas da Louis Vuitton os famosos foulards produzidos em parceria com nomes da cena pop internacional. Nesta edição, três artistas foram convidados. O chileno Inti, que se inspirou na cultura inca para criar os lenços; o americano Kenny Schard, com uma leitura pop da astronomia; e o francês André Saraiva, que fez lenços com a sua assinatura, Monsier A, sobre estampas que sao projeções de pinturas. Tudo bacanérrimo!
Como sempre Paulo…hiper antenado!
Caro Paulo, boa tarde.
Fico encantada com a qualidade de seus artigos. Parabéns e sucesso ainda maior para você!
Abraços
O “chic” de lojas como H&M ou Zara ??
Mercadoria de pessima qualidade, sem design nem valor: ideal para agradar a multidão.
Zara tem uma imagem no Brasil que ela nunca teve na Europa. Os Champs Elysees nunca foram um lugar de criação, e não tem um designer nessa avenida !
“Antenado” sim: visto do Brasil.