Se você é louco por moda, não dá pra perder a mostra “Thierry Mugler: Couturissime exhibition”, no Musée des Arts Décoratifs (MadParis), depois de passar pelo Canadá, Holanda e Alemanha. Thierry revolucionou o mundo da moda e passou por todos os setores em seus 50 anos de carreira — perfumes, fotografias, na alta-costura, figurinos de palco etc —, sempre criando obras e produtos incríveis.
O estilista francês celebrizou-se nas décadas de 80 e 90, conquistando, pela ousadia, grandes nomes da época: de Jerry Hall a Demi Moore, além de ter uma brasileira como grande musa, Betty Lago (1955–2015).
Na mostra, são 150 itens de alta-costura, criações de prêt-à-porter, figurinos, fotografias, vídeos, parcerias e arquivos inéditos que mostram a carreira do estilista, de 1973 a 2014. A música ocupa lugar de destaque: o clipe “Too funky”, de George Michael, teve figurino e direção do próprio Mugler, que reuniu as supermodelos dos anos 90, como Eva Herzigova, Linda Evangelista, Emma Sjöberg e Estelle Lefebure. O estilista também foi um dos primeiros a convidar celebridades pra desfilar: da cantora Diana Ross às atrizes Tippi Hedren e Sharon Stone.
A exposição foi produzida pelo Clarins Group e Maison Mugler, com curadoria de Thierry-Maxime Loriot, que dirigiu uma amostra de Jean Paul Gaultier em 2017. Ele vendeu a empresa em 1997 pra Clarins e deixou a marca definitivamente em 2002; atualmente, o estilista é Casey Cadwallader. Mas Mugler continua a toda, fotografando e cheio de novos projetos.
A mostra fica em cartaz até 24 de abril de 2022.
Museu des Arts Décoratifs, 107, Rue de Rivoli — 75001
https://madparis.fr/
________________________________________________________________________________________________
O Atelier des Lumières nos leva ao espaço com sua nova exposição, a “Destination Cosmos”. Depois da mostra dos impressionistas Salvador Dali e Gustav Klimt, deixamos os quadros dos grandes pintores para apreciar a grandiosidade e a beleza do espaço, uma viagem às estrelas, desde o encantamento dos primeiros povos até o pouso da Apollo 11 na lua. A fascinação com o espaço continua a crescer.
A “viagem” começa no coração da floresta tropical da Guiana e termina no limite do universo — depois de deixar a Terra, você é convidado a vagar pelos cânions marcianos ao lado de veículos espaciais, mergulhar no coração de Júpiter, voar sobre os anéis de Saturno e depois ir além das fronteiras do sistema solar para explorar a vastidão do Universo. Impressionante!
A partir de 20 de outubro até 22 de novembro, Atelier des Lumières
38, Rue Saint Maur — 75011
____________________________________________________________________________________________________
Nessa segunda (27/09), dois jovens borgonheses, que afirmaram ser “patriotas”, escalaram o Arco do Triunfo – atualmente embalado com tecidos e cordas no grandioso projeto do artista plástico Christo – para pendurar uma bandeira tricolor francesa. Muita gente que estava por perto aplaudiu o ato, sem saber do que se tratava. Na parte branca da bandeira, a inscrição “homenagem aos soldados que morreram pela pátria”, bem como um “N” rodeado por uma coroa de louros, um dos símbolos de Napoleão, só que virado para ler um “Z”, em apoio ao polemista de extrema direita Eric Zemmour, que deve concorrer à Presidência. O objetivo da ação foi criticar a transformação do monumento em uma obra de arte contemporânea — um “insulto”, segundo eles — em memória aos soldados que morreram pela França. Os dois foram presos, mas soltos logo depois, e a bandeira, retirada, obviamente.
Como sabido, a obra de arte no Arco tem sido tema frequente na cidade, fotografado ao limite e dividindo opiniões, sobretudo de quem não mora em Paris. Até o dia 3 de outubro, turistas e parisienses ainda podem ver o monumento totalmente embalado por tecidos e cordas.
__________________________________________________________________________________________________
Foi inaugurado o novo café Alaïa da Rosa, num grande terraço com uma parede de jardim vertical, menu delicioso com sabores do Mediterrâneo, com receitas que nos fazem viajar a Portugal, Itália, passando pela Espanha.
Cafe Alaïa da Rosa
5, Rue de Marignan — 75008 — Paris
Foto: Vogue Paris
_________________________________________________________________________________________________
Esta é para os fãs do restaurante Entrecôte: acaba de ser inaugurado um novo endereço, no Marais Le Baguette du Relais. Desta vez, trata-se de um street food com deliciosos sanduíches, com a receita secreta do molho e da carne supermacia e saborosa e, para coroar, as batatas fritas deliciosas, de dar água na boca.
10, Rue des Archives — 75004
@labaguettedurelais
___________________________________________________________________________________________________
Uma visita insólita por aqui é o Cinema Studio 28, uma sala de 170 lugares no coração de Montmartre, inaugurada em fevereiro de 1928, ponto de encontro de artistas e intelectuais de várias épocas, como Luis Buñuel, Jean Cocteau (que foi dono de lá por um tempo) e Abel Gance. Se você assistiu ao longa “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, já viu a sala.
Entre as passagens da história do Studio 28 como cenário, está a estreia de “L’Âge d’Or”, de Salvador Dalí e Buñuel, em 1930, quando a tela foi alvejada com ovos por militantes de extrema-direita. As pinturas de Dalí foram destruídas, e o filme, proibido até 1981.
A visita vale para conhecer a decoração ainda meio surrealista, a galeria e o bar-café, além dos audaciosos filmes em cartaz, como o primeiro filme chinês exibido na França.
Cinema Studio 28
10, Rue Tholozé — 75018 – Paris
https://www.instagram.com/
_______________________________________________________________________________________________
Visite também www.parisporpaulopereira
@parisporpaulopereira
________________________________________________________________________________________________