A fundação EDF convidou 20 artistas de vários países para elaborarem trabalhos sobre as notícias falsas na exposição “Fake News”, em cartaz até 30 de janeiro de 2022. Quem poderia imaginar, há uns 10 anos, que notícias falsas poderiam decidir eleições, transformar a opinião pública e influenciar decisões, como tomar vacina ou a volta do voto impresso? A evolução da comunicação mundial é contada em três seções em textos e imagens de como as fake news são criadas, como são compartilhadas e, finalmente, como corrigi-las, tudo em imagens e textos.
Podemos encontrar, na primeira parte, uma edição falsa do “New York Times”, com apenas boas notícias, editadas e distribuídas pelo coletivo “Yes Men”, em 2008, anunciando o fim da guerra do Iraque, em um milhão de exemplares; ou ainda uma explicação sobre a manipulação de vídeos, também conhecida como as “deep fakes” — sobre o assunto, temos uma entrevista com o craque das “deeps”, o humorista e jornalista Bruno Sartori, um sucesso na Internet.
Além disso, Simon Weckert, um dos artistas convidados, montou uma peça para demonstrar como criar um engarrafamento falso com 90 “smartphones” num carrinho de mão. Outra peça espelha a forma como as notícias falsas se disseminam, em apenas algumas horas, através das redes sociais. Muito interessante.
Fake News
Fondation EDF
6, Rue Récamier — 75007 — Paris
Até 30/01/2021
____________________________________________________________________________________________________
Um projeto inacreditável do designer Philippe Stark deve estar entre os programas mais indicados de Paris em 2022 (será inaugurado em abril): o Hôtel Des Tours DUO, do grupo Laurent Taieb, que tem mais de 30 anos de experiência no setor. O hotel “quatro estrelas” vai ocupar 10 andares de uma das torres DUO, projetadas por Jean Nouvel – são bastante particulares, pois têm uma inclinação maior do que a Torre de Pisa – com 139 quartos, restaurante estrelado e um terraço de tirar o fôlego, com Paris inteira a seus pés.
Hôtel des Tours Duo
51, Rue Bruneseau — 75013
____________________________________________________________________________________________________
Os parisienses estão amando o supersimpático espaço criado pela prefeitura nos jardins do Trocadero, para acompanhar as Olimpíadas. Além disso, as pessoas podem praticar várias atividades esportivas e infantis enquanto acompanham as competições nos telões. Vale a pena passar o dia se divertindo e praticando um pouco de esporte.
_____________________________________________________________________________________________________
Se você é uma pessoa planejadinha, marque na agenda: no dia 11 de abril, será inaugurada uma exposição dedicada à obra do arquiteto modernista catalão Antoni Gaudí (1852-1926), no Musée d’Orsay, pela primeira vez na França, em quase 50 anos. Seu atelier, suas técnicas de trabalho, desenhos, maquetes de palácios, hotéis e igrejas fazem parte da mostra, como o Palazzo Güell, a Casa Batlló ou a Casa Milàe, a icônica Sagrada Família, que permanece inacabada desde a morte do autor. Imperdível!
Agora, se você vier à cidade, pode visitar obras do mestre catalão atualmente em cartaz, até 2 de janeiro, na mostra “Gaudí, arquiteto da imaginação”, no Atelier des Lumières (Paris, XI arrondissement).
De 11/04 a 24/07/2022
Musée d’Orsay
1, Rue de la Légion d’Honneur — 75007 — Paris
__________________________________________________________________________________________________
Curiosidades urbanas: um dos passeios mais interessantes é observar as portas de alguns imóveis que são verdadeiras obras de arte do “savoir-faire” (habilidade) francês. Os puxadores dessas portas são uma atração à parte — verdadeiras esculturas criadas em épocas diferentes. Selecionei alguns para vocês.
___________________________________________________________________________________________________
Visite também www.parisporpaulopereira.com
@parisporpaulopereira
___________________________________________________________________________________________________