Um evento que promete movimentar a cidade, nesta quarta (23/06), é a reabertura da loja de departamentos La Samaritaine, amada pelos parisienses. O aniversário de 150 anos estava programado para o ano passado, mas a pandemia forçou o grupo LVMH, dono da loja, a adiar a reabertura. Fundada em 1870 por Ernest Cognacq, a La Samaritaine é considerada uma joia do art nouveau e art déco. Inicialmente, o projeto era de uma loja popular, para uma clientela simples à procura de todo tipo de produto, mas, em 2005 foi fechada por falta clientes e problemas de segurança no prédio, para a tristeza de todos na cidade.
Todo restaurado, o novo ponto está maravilhoso: sua marquise imponente, afrescos art déco e toda a parte de ferro impecável. A loja vai apresentar coleções não só de marcas consagradas, mas também de jovens estilistas pouco conhecidos, além de espaço de decoração, acessórios, restaurante e uma boulangerie.
Anexo ao prédio, foi construído um hotel de 15 mil metros quadrados, com escritórios, uma creche, e 97 apartamentos sociais para a população necessitada. No total, o custo foi de 750 milhões de euros (mais ou menos R$ 4,5 bilhões).
La Samaritaine
9, Rue de la Monnaie — 75001 — Paris
_____________________________________________________________________________________________________
O Festival Cinema Paradiso deste ano acontece no pátio do Museu do Louvre, com telão ao ar livre, shows e DJs, de 1º a 4 de julho. Na programação, filmes, tais como: “2001, uma Odisseia no Espaço” (1968), de Stanley Kubrick; o lançamento de “The Tomorrow War”, filme de ficção científica dirigido por Chris McKay e escrito por Zach Dean; e “Comment je suis devenu super-héros”, dirigido pelo ator Douglas Attal; e apresentação dos DJs Myd e Bonnie Banane. Festa no museu!
_____________________________________________________________________________________________________
Jean Imbert, um dos chefs prediletos dos parisienses, que confirmou a contratação na cozinha do hotel Plaza Athenée (substituindo o chef Alain Ducasse), vai estar também com um restaurante nas praias de Ibiza, Espanha — o To Share, junto com o grupo do club Silencio, o mais famoso do balneário. Se estiver por lá, neste verão, não deixe de conhecer porque é bacanérrimo!
_____________________________________________________________________________________________________
Uma ideia de passeio inusitado pelo interior da França, no verão, é uma visita ao Musée de la Lavande (Museu da Lavanda), na Provence, no coração do Parque Nacional do Luberon. É uma ótima maneira de conhecer os campos dessa flor de múltiplos benefícios, com perfume de província, numa decoração digna de filme romântico de Hollywood. O museu, fundado em 1991, é uma espécie de braço cultural de uma grande propriedade familiar dedicada ao cultivo da lavanda, chamada Le Château de Bois.
Numa tradicional casa de fazenda provençal, eles mantêm uma das maiores e melhores exposições dedicadas ao cultivo da lavanda em todo o mundo, incluindo uma coleção de alambiques de cobre com peças do século XVI.
Musée de la Lavande, 276, Route de Gordes — 84220 – Cabrières — d’Avignon
_____________________________________________________________________________000000000000________________________
Visite também www.parisporpaulopereira.com
@parisporpaulopereira
___________________________________________________________________________________________________