
Paris será sempre Paris

Bordeaux, centro de uma famosa região vinícola, é uma cidade portuária às margens do rio Garonne, no sudoeste da França; e Lyon, a terceira maior cidade da França, na parte central do leste do país, na confluência dos rios Ródano e Saône

Toulouse, capital da região da Occitânia, no sul da França

Montpellier, uma cidade no sul da França, a 10 km da costa do Mar Mediterrâneo; e Nice, capital do departamento dos Alpes Marítimos, na Riviera Francesa, fica na praia de seixos da Baie des Anges. Fundada pelos gregos e depois transformada em retiro da elite europeia do século XIX, a cidade atrai artistas há muito tempo. Henri Matisse, seu antigo morador, é homenageado com uma coleção de pinturas que abrange toda a sua carreira no Museu Matisse

Nantes, uma cidade às margens do rio Loire, na região da Alta Bretanha, oeste da França, com uma longa história como centro portuário e industrial; e Provença, cidade universitária da região de Provence-Alpes-Côte d’Azur, no sul da França. É a terra natal do pintor pós-impressionista Paul Cézanne

La Rochelle, cidade costeira no sudoeste da França e capital do departamento de Charentes-Maritime. É um centro de pesca e comércio desde o século 12, tradição marítima que se reflete no seu Vieux Port (porto velho) e na enorme e moderna marina Les Minimes; e Estrasburgo, capital da região de Grand Est, no nordeste da França. A cidade também é a sede formal do Parlamento Europeu e fica perto da fronteira alemã, com cultura e arquitetura que misturam influências alemãs e francesas
O site Topito lançou um guia da França interessante e inusitado: selecionou as 10 cidades onde se encontra a maior concentração de homens e mulheres bonitos e estilosos do país, além da beleza das cidades citadas, dos bons vinhos e uma excelente gastronomia. Bon voyage!
________________________________________________________________________________________________
Esta dica é para os aficionados do tênis da marca italiana Superga, que inaugurou sua primeira boutique em Paris. São 50 metros quadrados no coração do bairro Marais, ambiente solar que mistura arte de viver à “la italiana” e o DNA dos bairros parisienses, tudo para colocar em valor a coleção de tênis de coton superdesejada.
Superga Paris
12, Rue du Temple — 75004 — Paris
_____________________________________________________________________________________________________
L’Officine du Louvre é o nome do novo restaurante do Hotel du Louvre, que foi renovado e restaurado nos últimos dois anos. O menu, assinado pelo chef Denis Bellon, é original, voltado para vegetais — tudo isso acompanhado de coquetéis de ervas, plantas e raízes. A decoração é luxuosa e confortável, toda em homenagem a Napoleão III. Isto mesmo: o prédio foi o primeiro grande hotel de Paris, nascido do desejo do segundo Império, inaugurado em 1875.
Fica em frente à Opera Garnier, a poucos passos do Louvre e da Comédie Française, cercada pelos jardins do Palais Royal e das Tuileries. Para receber o público em sua primeira exposição universal, a arquitetura guarda vestígios daquela época, com seu telhado de vidro em motivos neoclássicos. Um ótimo momento degustativo e histórico!
Hotel du Louvre
Place André Malraux, 75001 — Paris
__________________________________________________________________________________________________
O gigante da arte moderna, Francis Bacon, que pintou como ninguém o sofrimento humano, a solidão e o medo da morte, através de obras que representam a humanidade nua, assombrada por fantasmas e loucura, ganha exposição em Paris. O Centro George Pompidou apresenta uma retrospectiva desse grande pintor irlandês, uma série de obras realizadas entre 1971 e 1992, ano de sua morte.
Todo o universo perturbado do artista estará presente, mostrando um mundo enlouquecido, assim como sua paixão pela literatura, com escrituras de Georges Bataille, Nietzsche e Michel Leiris. A obra mais esperada da mostra, sem dúvida, é o tríptico inspirado na pintura religiosa, uma obra impressionante. Imperdível!
“Expo Bacon en toutes les lettres”
Centre George Pompidou, 75004 Paris, França
De 11 de novembro a 20 de janeiro de 2020.
___________________________________________________________________________________________________
Visite também parisporpaulopereira.com
Instagram: @parisporpaulopereira
_____________________________________________________________________________________________________