
Pedro Bial e João Barone, no alto; no centro, Vágner Camilo Alves (professor do Instituto de Estudos Estratégicos da UFF), João Barone e os ex-combatentes capitão Amerino Rapozo e capitão Osias Machado da Silva, da FEB; acima, Barone e Marcelo Madureira / Fotos: Mariana Malta
Aconteceu nessa segunda-feira (05/10), na Casa do Saber, a pré-estreia do documentário “1942: O Brasil e sua guerra quase desconhecida”, dirigido por João Barone, o baterista dos Paralamas do Sucesso. Barone, que escreveu um livro homônimo, começou a se interessar pela participação do Brasil na II Guerra Mundial já na infância – seu pai, João de Lavor Reis e Silva, foi pracinha da FEB.
No documentário, que tem quatro episódios, o músico entrevistou Pedro Bial, Marcelo Madureira, Bi Ribeiro, William Waack, Luiz Fernando Veríssimo e Arthur Dapieve, entre outras pessoas interessadas pelo tema e especialistas, além dos ex-combatentes. A produção está disponível no Canal Philos, da Globosat, a partir desta terça-feira (06/10).