
Mateus Solano: o sucesso de Félix em Amor à vida, de Walcyr Carrasco, novela das 9 da Rede Globo, tem muitas razões / Foto: IG
O sucesso de Félix, interpretado por Mateus Solano em Amor à vida, de Walcyr Carrasco, novela das 9 da Rede Globo, evidentemente é devido ao talento do ator, do escritor, etc., mas, muito também porque muita gente anda se identificando com o personagem.
No Rio, por exemplo, o que mais tem é homossexual casado com mulher; em muitos casos, parecem bem felizes. Vários deles com família constituída, filhos e tal. Algumas sabem, se fingem de desavisadas; outras sabem e acham normal; outras tantas sabem, mas não sabem que sabem – se é que vocês me entendem!
Amiga da coluna, que vive situação semelhante ao casal Félix, comentou recentemente: “Sei como meu marido é, mas não estou disposta a abrir mão das primeiras classes (nos aviões), do meu cartão de crédito (praticamente ilimitado), no George V (um dos melhores hotéis de Paris) e tantas outras coisas. E, vou levando assim. Mas, claro que gosto muito do ‘fulano’. Só não suporto se ele fica se insinuando na minha frente, o que já aconteceu. Fingi que não notei!”, diz ela. Sinceridade comovente?!
Existe até quem leve uma vida social meio que a três, quando o amigo íntimo do casal, na verdade, é namorado do cara. Todo mundo sabe, menos a mulher. Perguntado, carioca muito bem informado, responde: “Isso é tão antigo! Quando eu tinha 17 (hoje está com 40), fui apresentado por uma amiga à sua mãe, seu pai e ao namorado do pai, assim, às claras. As pessoas eram mais ligadas em aparência, agora são muito mais autênticas. Na sociedade carioca tem um super Félix (sem o lado mau caráter)”, lembra ele.
Existem ainda aqueles sem – como dizer? – ardor sexual e vivem casamento de amizade, cada um fazendo o que quer. A sexóloga Regina Navarro Lins comentou aqui no ‘saite’: “Até recentemente, só era aceito quem se enquadrasse em modelos; isso é nocivo porque aniquila as singularidades. É provável que, no futuro, venham a existir formas variadas de se viverem as relações amorosas e sexuais. No momento, os valores tradicionais não dão mais respostas satisfatórias e, assim, abre-se um espaço para cada um escolher sua forma de viver. Quem quiser ficar anos com uma única pessoa, fazendo sexo só com ela, tudo bem; mas o fato de se desejar vários parceiros também será visto como natural. Para nos livrarmos do modelo tradicional de amor, precisamos de coragem para abrir mão das nossas antigas expectativas, torcendo para que mais pessoas façam o mesmo. Descobrindo outras formas de amar, podemos experimentar sensações até agora desconhecidas, mas não menos excitantes”, afirma ela.
Félix é um sucesso nas redes sociais. Tanto no Twitter quanto no Facebook, uma comunidade criada recentemente com o nome “Félix Bicha Má” cresce a toda.
E para quem acha que é tudo uma grande brincadeira, não é: em sites que promovem encontros gays, a maioria dos anúncios foi postada por homens casados com mulheres. Quase todos têm mais de 50 anos, indicando que já estão casados há tempos e tempos.
Há uma grande confusão da sociedade e dos próprios homens em relação à sua sexualidade. Na verdade, gays não se casam e quando tentam, não ficam casados, porque o seu nível de atração física por mulheres é ZERO!. Héteros não se relacionam com homens, sob hipótese alguma, simplesmente porque não “funcionam” com pessoas do mesmo sexo. O que existe, e muito, por aí, são os bissexuais, que vivem suas relações com outros homens muitíssimo discretamente, para não serem confundidos com homossexuais, já que sua sexualidade é diversa e ser rotulado de GAY poderia atrapalhar uma futura ou paralela relação hétero…
Definitivamente, o mundo não é gay, mas a sua quase totalidade (do lado masculino, pelo menos), é BI!
A ciência afirma que a sexualidade (hétero, homo ou bi) de toda pessoa se define no exato momento da sua concepção; deve ser verdade, mas a separação das crianças por gênero, na tentativa de evitar que elas tenham contato sexual com as outras, faz com que seus instintos as impulsionem a procurar e “experimentar” com outros meninos e geralmente, os mais velhos, que já experimentaram, são os maestros dessas experiências, que pra eles é o que procuram e fica pro resto da vida como uma coisa que, se não é a melhor do mundo, devido às rotulações, na prática, ruim também, não e!
O autor pecou em criar esse personagem afeminado. Se é gay, não casa e se casa, não enlouquece a mulher na cama, como o Félix e, por fim se é bi, não dá pinta, pelo contrário, tem atitudes muito mais “másculas” que os héteros.
Coisa de Doido!
Estou adorando o trabalho do Mateus Solano na novela,nao por ele ser mal, mas por sua interpretaçao que esta perfeita, ele realmente e um ator maravilhoso e perfeito. so as expressoes dele ja fala por ele, de tao boa ..Parabens, continue assim.. vc vai longe,Bjs de sua fan, celia gusmao.
Adoro quando vc quebra “tabus” escrevendo sôbre o que outros não tem coragem: por exemplo, falar de vários casais nesta situação dentro da “sociedade”!!Claro que todo mundo sabe! Mas vc esqueceu de falar dos “enrustidos” da própria TV! Na Globo, todo mundo sabe quem são os atores e diretores nesta situação, inclusive um famosíssimo, envolvido em escândalo na Internet,e que sua pacata mulher, finalmente resolveu se separar! È fácil descobrir, pois homen que é homen, jovem bonito, bem sucedido, não fica anos sem ter namoradas, pois o instinto e o desejo sexual fala mais alto!Amei LU!!!
Eu não acompanho a novela, mas ouvi muito falar sobre o Félix e resolvi pesquisar. Encontrei esse site e essa matéria.
Muito boa. Muito bom também o comentário do Adam Rangel. Sou assim. Não queria, não quero, mas sou assim. sempre gostei de mulher, mas sempre me senti atraído por meninos e lutei a vida inteira contra isso. A partir dos 18 anos comecei a ter experiências com outros homens, bem no estilo do Félix. Casei aos 23 anos, amo minha mulher e satisfaço e muito ela na cama. Mas, no último ano acabei descobrindo que meu melhor amigo é gay, nos apaixonamos. Hoje além de enrustido para todos, tenho um caso com ele. Vivo uma vida dupla. É muito ruim, mas não sei como sair dessa. Os mais conservadores dirão que tenho algum demônio ou coisa do tipo, que é falta de Deus, de igreja ou religião, mas não é! sou membro ativo de igreja, sou religioso, tenho muita intimidade com Deus, mas sei que essa situação do jeito que tá, não tá agradando nenhum pouco a Ele.
O que fazer daqui pra frente? não sei, mas tô vivendo e vendo no que vai dar.
Minha esposa sabe da minha bissexualidade. Descobriu no nosso primeiro ano de casado através de uma conversa minha no bate papo com uma rapaz que eu já havia ficado. FOi traumatizante. Ela quase foi embora de casa. Mas me perdoou e acredita que eu não fico com outros homens. De fato, eu não ficava, mas agoraa aconteceu essa reviravolta.