
Zeca Pagodinho, Padre Jorjão e Alcione /Foto: Murillo Tinoco (AGi9)

Nelson Sargento /Foto: Murillo Tinoco (AGi9)

Moacyr Luz beijando a mão de Monarco, da Velha Guarda da Portela /Foto: Murillo Tinoco (AGi9)

Elba Ramalho e Carlinhos de Jesus /Foto: AG.News

Flora Gil e Zeca Pagodinho /Foto: Murillo Tinoco (AGi9)

Zeca Pagodinho, Marcelo Madureira e Dudu Nobre /Foto: Murillo Tinoco (AGi9)

A bênção do padre Jorjão com galhinhos de arruda /Foto: Murillo Tinoco (AGi9)
Foi um verdadeiro beija-mão na inauguração do Bar Zeca Pagodinho, nessa terça-feira (30/10), na Barra, para onde o artista se mudou há alguns anos – mesmo tendo Xerém, na Baixada Fluminense, como seu QG particular e predileto. Por ali, circulavam nomes da Velha Guarda do carnaval carioca, como Nelson Sargento, da Mangueira – e também Alcione, verde-e-rosa fervorosa; Monarco, da Portela; além de Elba Ramalho, Jorge Aragão, Sérgio Loroza, Charles Gavin, Flora Gil etc. No meio de tanto chope, cerveja, sambinha dos bons, claro que o lugar merecia uma bênção, e eis que sobe ao palco padre Jorjão, da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, grande amigo de Zeca, com sua água benta em folhas de arruda. “Para onde eu vou, o carrego”, disse o precavido sambista.
O bar, com mais de 1.000 metros quadrados, foi ideia do empresário Paulo Pacheco, uma homenagem ao samba carioca, patrimônio cultural do Brasil, e a um dos nomes mais importantes do gênero, Zeca – pelas paredes, estão fotos da vida e carreira do cantor (até a primeira comunhão), esculturas de São Jorge e de São Cosme e Damião, o palco da Portela etc. As comidinhas de boteco, feitas por Toninho do Momo, chef de um dos botequins mais tradicionais do Rio, foram sucesso absoluto, com bolinhos de arroz, empadas de rabada e camarão, coxinhas de galinha e caranguejo, caldinhos de mocotó e de feijão. E, claro, roda de samba foi o que não faltou.
Zeca, precisamos de escolas e não de bares ou escolas de samba. Você deveria ter aprendido com a péssima experiência que você tem com o álcool. Passou poucas e boas com seu fígado e envelhecimento precoce. Você que acabou se projetando no país das inversões de valores e conseguiu ganhar dinheiro, poderia ter melhorado sua formação, seus hábitos, tornando-os mais saudáveis e aproveitar sua popularidade para desestimular o consumo de álcool, especialmente, dos jovens. Queremos menos pandeiros, batuques, funks, biroscas, puxadinhos, torresmos, cachaça, drogas e mais saúde , livros, músicos de verdade, poesias e muita sobriedade, a fim de que possamos ter ingerência sobre nossa vida , nossas decisões e não fiquemos à deriva deixando que a vida nos leve., sob risco de acabarmos num simplismo, que é pouco para potencialidades que o ser humano possui.
Zeca. Parabéns, você é o cara, intérprete brilhante e grande figura humana. Sou teu fã, tenho vários Cd´s e DVD´s, todos originais, porque respeito o trabalho dos artistas, principalmente o seu. Grande sambista, e sobretudo grande ser humano talentoso e humilde. Deus te abençoe. SEMPRE.
O Maurício, você deve ser um perdido e está querendo se regenerar. Desde que o mundo é mundo, sempre existiu tudo que existe hoje. Pare de sua dhemagogia e vá para sua igreja orar, e deixe quem é do samba em paz. Se você nunca sambou, um dia será do samba rasgado. Não sabe o que está perdendo. Samba, reunião de sambista, onde se ouve uma boa melodia, uma boa harmonia, muito rica por sinal, uma batucada para malandro nenhum botar defeito, e, uma boa BRAHMA, bem gelada. Vá orar Maurício, e deixe a vida dos outros.
Mauricio , voce fez um dos comentarios mais infeliz que ja li….. tudo bem que precisamos melhorar em muito . mas nesse momento pensei , porque esse tal de Mauricio eh tao infeliz….talvez por ver a alegria alheia????
Grande Mauricio gostei do teu comentário, porém, errado foi o destinatário. Esse comentário você deverá enviar é para o presidente Bolsonaro. O Zeca não é presidente ele é embaixador, EMBAIXADOR DO SAMBA… Mauricio realmente você tem tudo a ver… QUEM NÃO GOSTA DE SAMBA BOM SUJEITO NÃO É.
Pelo menos uma coisa é certa, não há pesquisa que autorize e justifique a primeira pessoa do plural. O samba já cantou o anel no dedo e dedo na viola, o samba já cantou da felicidade de ser aprovado no vestibular, mas a faculdade ser particular. A vida é livre e cada um vive a sua. É facultado a cada um viver a sua propria vida. Viva o Zeca Pagodinho, viva João, viva Martinho.Viva a vida.
Maurício meu amigo, tem hora pra tudo.gosto de uma boa poesia mas gosto de um bom samba também.
deixe de radicalismo, a vida é muito curta para isso.
Maurício seria ter melhor ficado quieto o que o Zeca tem a ver com o problema social do país? E outra presta atenção no texto não foi ele que inaugurou e sim inauguraram em homenagem a ele. É por isso que o país tá esse lixo por causa de pessoas recalcadas como você. Parabéns a todos pelo grande projeto ano que vem com certeza estarei aí prestigiando esse local que em breve será ponto turístico aí no Rio de Janeiro.
Grande Zeca, sambista dos melhores, sorte no empreendimento, que nos remete ao saudoso Zicartola, infelizmente precocemente desaparecido…
Quando for ao Rio farei questão de conhecer, prestigiar e nem farei questão da cervejinha e dos quitutes, pois me darei por recompensado se tiver o prazer e a honra de encontrar por lá alguém como Monarco, Nelson Sargento, a quem, com certeza, a exemplo do Moacyr Luz, beijarei a mão.
Abraço, que o bar esteja sempre com fila de fãs esperando na porta.
Parabéns ao Zeca e demais envolvidos! Trata-se de um investimento que além de manter vivo(com recursos próprios) esse patrimônio cultural que é o samba, certamente gera empregos(diretos e indiretos… QUEM NÃO GOSTA DE SAMBA……..kkkkk……
Parabéns Zeca Pagodinho, esse país tá ficando muita chato e repressivo. As pessoas só enxergam ” a cerveja que vc toma, mas não enxergam os tombos”….A vida é sua, quem não gosta de samba,pagode,carnaval, etc. Simplesmente deve ficar na sua……
PARABÉNS ,MAURÍCIO PELOS SEUS COMENTÁRIOS !!!!!!!
Queremos mais pandeiros. Mais batuques. Mais torresmos. Queremos que a vida nos leve. Queremos nos esbaldar no chamado simplismo. Queremos mais humanidade, mais calor, mais carnaval. Queremos mais liberdade e menos inveja, menos discurso inapropriado, menos imposição e menos julgamento. Queremos mais verdade e menos máscaras; mais sensatez e mais espelhos para que as pessoas possam se olhar antes de se atreverem a abir a boca ou mexerem os dedos, digitando seus julgamentos como se fossem semideuses, acima do bem e do mal.
Queremos mais, Zeca! Parabéns!
Bom dia…..Não vou nem me atrever a falar alguma coisa sobre o que foi escrito ai em cima, apenas que se vc tem vontade faça, não fique esperando acontecer….parabésn Zeca, precisamos sim de escolas, mas não somos nós quem temos que construí-las, não é mesmo…..podemos sim, ajudar de alguma forma, mas não nos responsablizando por toda esta estrutura….na verdade precisamos mais de lazer do que de escolas, eu pelo menos, já estou bastante…..cheguei no topo do topo, e ainda estudo até hoje…53 anos, então não quero nem ouvir falar de escolas mais na minha vida, agora quero colaborar sim, mas tenho o meu direito de ter meu lazer, tomar minha cerveja a hora que eu quiser, no lugar que eu quiser e NINGUÉM tem nada a ver com isso, nãoi devemos satisfação para NINGUÉM, espero poder conhecer esse bar em breve…..abraços…..e faça mais bares, a população vai agradecer demais….
Zeca
Samba também é cultura, e a educação das pessoas vem de casa. Precisamos de saúde, educação, Segurança, etc… , mas seu bar com os impostos que tenho certeza que serão pagos em dia fará sua contribuição, onde o estado sabendo gerir tais recursos, pode melhorar e muito a vida do brasileiro / carioca. Sucesso !!!
Bom dia, parabens pela Bar do Zeca, muitas felicidades e prosperidade, é sempre bom lugares para relaxar, conversar em boa companhia, faz parte da nossa vida social.
Quanto ao comentário do Mauricio, acho que tudo que falou esta certo, porem quem tem dar primeiro tudo isso são os nossos políticos, o Zeca se voce não sabe tem projetos sociais se não estou enganado em Xerem.
Se você não bebe, não gosta de bebida, não come um torresmo, não gosta de uma boa roda de samba, não critique quem goste, pois tem muitos que frequentam bares e não são alcoólatras, não são drogados, ao contrário são pessoas esclarecidas. obre também do Governo.
Sorte grande Zeca, viver e realizar nossos sonhos e bom em qualquer momento da vida.
Grandes nomes do samba! Gosto muito de você Zeca querido e dos seus amigos também! Um beijo no coração Zeca e que este seu bar, juntamente com a sua música que amo demais, seja sempre um lugar abençoado e cheio de alegria!!! Parabéns Zeca por essa pessoa linda que você é!!!
Poxa vida… o Zeca abriu o bar… mas eae…?!?!?!? Cadê as fotos do Bar…. muitos não querem ver beija mão na matéria.. queremos ver o ambiente onde foi inaugurado…. ver a decoração… A manchete fala do Bar… mas só tem fotos de pessoas que vemos toda semana na televisão…
Esse MAURÍCIO é um REVOLTADO COM A VIDA, devemos sim ter bares como esse para celebra a vida e o que ha de bom nela.
Parabéns eu ainda com 71 anos não tive a oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro tenho muita vontade de conhecer e ir visitar Xerem,e agora mais que nunca ir em seu Bar se Deus quiser meu filho que Deus abençoe,seja coberto de Paz e muita alegria continue sempre esta pessoa maravilhosa que é DEUS TE ABENÇOE VC E SUA FAMILIA.