
Danilo Chammas, advogado da organização Justiça nos Trilhos; Marcela Rodrigues, do Movimento Águas e Serras de Brumadinho; e Carolina de Moura Campos, coordenadora-geral da Associação Comunitária Jangada: grupo está pela Europa pedindo ajuda para Brumadinho nove meses depois da tragédia /Foto: Reprodução
Até este domingo (27/10), acontece o Sínodo da Amazônia, um encontro de bispos da Igreja Católica, no Vaticano, e outras cidades da Itália. Entre os eventos paralelos, nesta sexta (25/10), quando a tragédia de Brumadinho completa nove meses, acontece uma missa para recordar as 272 vítimas na Igreja Santa Maria in Traspontina, em Roma. Um grupo de Minas Gerais está há um mês em viagem pela Europa para pedir ajuda internacional e justiça para as vítimas, além de mudanças na indústria de extração de minérios, entre eles, Carolina de Moura Campos, coordenadora-geral da Associação Comunitária Jangada, Danilo Chammas, advogado da organização Justiça nos Trilhos, Marcela Rodrigues, do Movimento Águas e Serras de Brumadinho.
“Todo dia 25 do mês, os familiares das vítimas fazem uma homenagem na entrada da cidade, exatamente às 12h30, que coincide com o horário da tragédia. A luta é muito importante e a gente nunca vai esquecer, por isso não ficamos parados”, disse Marcela, que perdeu o pai, ao “Vatican News”.