Representantes de todos os estados brasileiros foram convocados a Brasília para discutir, nesta semana (26 e 27/06), um novo modelo de Licenciamento Ambiental para o País. Na prática, quer dizer que eles vão tentar modernizar as regras que determinam se um empreendimento pode ou não ser construído, levando em conta seu potencial de poluição e degradação da natureza.
O chamado Encontro Nacional sobre Licenciamento e Governança Ambiental tem passado despercebido enquanto todo mundo discute a reforma política e a melhoria da infraestrutura de serviços básicos. O que a maioria parece desconhecer é que o licenciamento ambiental não sofre alterações há 16 anos, um período longo demais se pensarmos na quantidade de empreendimentos que surgiram em todo o País nesse tempo – muitos deles incorporando recursos naturais.
Durante o encontro, com presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também será eleita a nova diretoria da Abema (Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente), que reúne entidades e todas as secretarias estaduais. A chapa liderada pelo atual diretor, Hélio Gurgel, de Pernambuco, aparece como favorita para mais dois anos de mandato.