Entre as bandeiras colocadas no ponto mais alto do morro do Alemão, destaca-se a do Brasil, simbolizando a ocupação do conjunto de favelas cariocas. A principal imagem que vai rodar o mundo como sendo a da vitória das forças do Estado contra o narcotráfico, seguramente, é a da nossa bandeira. A leitura errada que se fará é que o Brasil tinha uma área dominada pelo crime tanto quanto as Farc dominaram parte da Colômbia. Absolutamente, não é esse o caso. O entusiasmo da brilhante vitória vai criar a impressão de que, durante algum tempo, o País não tinha domínio sobre parte do seu território. Chamaria muito menos atenção da imprensa internacional se as bandeiras ali fincadas fossem apenas as das tropas envolvidas no embate. Mal comparando, talvez as polícias tenham se inspirado na Batalha de Iwo Jima, entre os Estados Unidos e o Japão, em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Como resultado, os EUA ganharam o controle da ilha de Iwo Jima. O hasteamento da bandeira norte-americana, no cume do Monte Suribachi, correu o mundo. É um dos ícones dessa guerra. Assim, no desfecho do morro do Alemão, mais parece um resgate da soberania e não uma vitória sobre o narcotráfico.
Compartilhar esta postagem
Não tinha pensado nisso, darling. Tem razão! Bjs
Tudo que se refere a paz, é bem vinda. Quanto a imagem que fica, achei interessante uma menina de sete anos que enviou uma carta ao inspetor Ricardo Melani(CORE): Estão de parabéns. Obrigada pela nossa segurança, obrigada, policial. Foi demais…
Isso tudo serve pra mostrar pra estes traficantes que quem manda são as autoridades. Espero que esta luta continue e que tenha um fim para os marginais. Eu sei que vai demorar um pouco mas tenho fé que acabem com todas as drogas e os traficantes do mundo.
Parabéns ao Governo e a todas as autoridades!! Trabalho impecável pela 1º vez no Rio de Janeiro!!
Parabéns ao BELTRAME esse sim é macho! Na hora q começaram os incendios e a baderna nosso ilustre governador se calou. Realmente BELTRAME é o cara! Por isso voi apoiá-lo para ser nosso futuro governador… Homem sério e sem palhaçada. Ter coragem de desarticular uma bandidagem q era subsidiada pelos governos anteriores de Garotinhos e Alvaros Lins…
Em relação a imagem já falei, quanto a imprensa internacional é cada um com o seu cada um e ninguém tem nada com isto. As roupas sujas foram lavadas dentro de casa. E o resgate para mim, foi uma resposta ao narcotráfico e não a soberania.