
Morreu, nesta terça (15/12), o empresário Paulo Fernando Marcondes Ferraz /Foto: Arquivo site Lu Lacerda
O Rio está em choque com a morte do empresário Paulo Fernando Marcondes Ferraz, nesta terça (15/12), em casa, na Avenida Atlântica. Presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE), estava às voltas com uma fibrose pulmonar há tempos. Leva parte da elegância, charme e tradição cariocas. Nome muito representativo e querido na vida social brasileira, também com muitos amigos em outros países, de todas as gerações, tanto quanto seus filhos, Maria Pia, Mariano e Luly.
Paulo Fernando foi casado quatro vezes: com a baronesa Sylvia Amélia de Waldner, com quem teve um casal de filhos, Maria Pia e Mariano; o segundo, com Regina Marcondes Ferraz, com quem teve Luiz Eduardo, o Luly; o terceiro com a estilista Laura Lima; e o último com a também estilista Callíope Arrigoni, com quem se casou-se em 2013.
Em setembro deste ano, teve uma grande alegria: nasceram os gêmeos Carolina e Stefano, de Giselle e Mariano Marcondes Ferraz. A colunista Hildegard Angel, muito amiga de Paulo Fernando, sempre dizia: “Marcondes Ferraz, para sempre Marcondes Ferraz” — referindo-se à força do nome de quem era reconhecidamente um gentleman, sempre com muita alegria. Talvez por essa razão, sua presença fosse desejada em inúmeras ocasiões. Era esse seu modo de viver!
Trabalhei com ela na Fundação Biblioteca Nacional e estivemos juntos na ABRAMMIL como acadêmicos.
Homem íntegro e de personalidade marcante, sempre muito elegante.
Descanse em paz.