A moda que vem das ruas nem sempre é aceita por ser contestadora e autêntica. Pelo menos era assim na década de 1970, quando despontava o movimento punk na Inglaterra e Estados Unidos, em um cenário de crise econômica e política. Bandas como Sex Pistols, The Clash e Ramones exibiam jaquetas de couro com estilo biker, camisetas com slogans, calças jeans e tênis, um figurino que não demorou a sair dos palcos para as ruas. E quem diria? Depois de ser assimilada e pasteurizada, esta atitude também chegou às passarelas.
Até mesmo o aclamado Metropolitan Museum de Nova York inaugurou neste ano, a exposição Punk: Chaos to Couture que para celebrar a influência do punk na moda, reuniu mais de 100 looks inspirados nessa estética e criados por estilistas como John Galliano, Jean Paul Gaultier, Marc Jacobs, Karl Lagerfeld, Alexander McQueen, Riccardo Tisci e, claro, Vivienne Westwood.

Inverno 2013 Punk: Balmain, Givenchy, Anthony Vacarello e Versace/ Punk 5 Isabel Marant, Gucci, Prada e Marc by Marc Jacobs
Xadrez, spykes, alfinetes, couro e tachas são alguns dos elementos punks que foram absorvidos pela moda. E se antes eles estes ícones anárquicos radicais eram exclusivos da juventude revoltada agora eles ganham uma boa dose de glamour para quem tem estilo de sobra.
Para entrar na onda do punk-chique não é difícil, mas claro, você deve estar atenta ao que é adequado para cada tipo de corpo e idade. As tachas, usadas à exaustão nas criações da Balmain e nos calçados-desejo de Christian Louboutin devem ser usadas com moderação para quem já não é mais tão jovem. O mesmo vale para os alfinetes, afinal, poucas são aquelas que podem usar grandes fendas como no vestido ícone da Versace, usado por Elizabeth Hurley.

Elizabeth Hurley com vestido de alfinetes Versace à esquerda e Casaco Punk da Chanel em editorial da Vogue America
O xadrez é uma ótima aposta para o inverno e deve invadir as araras das lojas nos próximos meses. Céline, Stela McCartney e Louis Vuitton foram algumas das grifes que apostaram na padronagem nesta última estação. Para quem quiser ousar ainda mais, vale também misturar diferentes tipos de xadrez ou com com outras estampas. Se você quer entrar no clima punk mas não é tão ousada, vale a pena investir nos acessórios ou nos detalhes.
amei!
Bebel é tudo!