
André Garcia é o CEO do site "Estante Virtual", que acaba de atingir a marca dos 10 milhões de exemplares vendidos/ Foto: Jorge Bispo
A livraria online Estante Virtual, que acaba de ultrapassar a marca de 10 milhões de livros vendidos – fez um levantamento das compras efetuadas no site e chegou a um resultado bastante positivo para os escritores nacionais. Dos cinco títulos mais comprados, quatro são de autores brasileiros. “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, lidera a lista, seguida de “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis. Em quarto e quinto lugares estão “A Droga da Obediência”, sucesso do escritor de histórias para adolescentes Pedro Bandeira, e “Dom Casmurro”, também de Machado de Assis. Como não foi feita uma pesquisa para saber a motivação dos compradores por esses livros, é bem provável que um dos fatores seja atender a exigências de sala de aula. Mas, como diz André Garcia, CEO da Estante, “o site pode contribuir como uma porta de entrada mais acessível para o mundo da leitura”.
Atendendo a outro nicho, acaba de ser lançada a TAG Experiências Literárias, uma versão atualizada do antigo Clube do Livro. O leitor paga uma assinatura, feita pela internet, de R$ 69,90 por mês e recebe em casa um livro indicado por um grande nome da intelectualidade, brasileiro ou estrangeiro, e mais uma revista com matérias exclusivas sobre a obra, o autor e seu universo. Em agosto, o filósofo Mario Sergio Cortella é quem indica o livro, sempre uma surpresa. Em setembro, vai ser o americano Daniel Pink, eleito um dos 50 pensadores mais influentes da área de negócios. Em novembro, Frei Betto.