
Martinho da Vila, o premiado da edição 2015 do Troféu Raça Negra, já recebido pelo ministro Luiz Fux e pela jornalista Gloria Maria / Fotos: reprodução da internet
Martinho da Vila vai ser o homenageado da 13ª edição do Troféu Raça Negra e da 3ª edição da Flinksampa, Festa Internacional do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra. A cerimônia de entrega do troféu, que é dado pela ONG Afrobras e pela Universidade Zumbi dos Palmares, vai ser dia 15 de novembro, na Sala São Paulo (SP). Dois dias antes, 13 e 14 de novembro, o sambista vai ser homenageado na Flinksampa, no Memorial da América Latina, também em São Paulo. O compositor, que já é membro da Academia Carioca de Letras, é autor de 13 livros, entre infanto-juvenis, romances, ficção, literatura, música e uma autobiografia, alguns com edições em Portugal e na França.
Nesta quarta-feira 23/09), vai ter almoço de lançamento do prêmio na sede da Coca-Cola, em Botafogo. Já foram premiados representantes dos mais variados setores, como a jornalista Gloria Maria, o cantor Jair Rodrigues, o ministro do STF Luiz Fux, o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, e o presidente da República da Guiné, Alpha Conde. Como se vê, é uma homenagem destituída de preconceitos: recebem aqueles que se destacam na defesa de questões sociais e da liberdade.