
Marilyn Monroe: atriz é tema de curso da Associação de Críticos de Cinema do Rio /Foto: Reprodução
“Os homens passam, os diamantes ficam”. A dona dessa frase, usada por muitas mulheres há décadas, será analisada no curso “Marilyn Monroe — A Maior Estrela de Hollywood”, criado pela Associação de Críticos de Cinema do Rio (ACCRJ), com 19 encontros, de 2 a 20 de novembro, no Estação NET Botafogo, custando R$ 250, ou avulso, a R$15.
São filmes, curiosidades, histórias, técnicas de encenação e tudo sobre a atriz americana, além de trazer a Marilyn para os dias atuais, digamos assim: “Além do letreiro, o maior símbolo de Hollywood é a atriz Marilyn Monroe. Sua história trágica renderia uma trama daquelas que a chamada Fábrica de Ilusões adora criar e ela permanece no imaginário dos cinéfilos do mundo inteiro”, diz Mario Abbade, crítico de cinema, professor, pesquisador, jornalista e editor do livro “Marilyn Monroe — A Maior Estrela de Hollywood”, a ser lançado durante o curso.
O evento segue os passos cronológicos, sendo a primeira sessão com o musical “Mentira Salvadora” (1948), de Phil Karlson. Foi o primeiro papel de protagonista de Marilyn, e o filme não teve sucesso com o público, fazendo com que a Columbia não renovasse o contrato com a atriz. Já o último, o documentário “Marilyn Monroe: os últimos dias” (2001), consta com de entrevistas, cenas de bastidores e fotos.