
Paulo Alonso e Marcelo Brettas: o diretor da FACHA entregou ao juiz o título de Professor Emérito / Foto: Lauro Alonso
O Juiz Federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, recebeu do diretor-geral da FACHA, professor Paulo Alonso, o título de Professor Emérito, em solenidade no Auditório Barbosa Lima Sobrinho, nesta terça-feira (23/10). Na ocasião, falou sobre o papel do magistrado, a Lava-Jato e o que fica dessa operação para o Brasil. Foi Brettas quem mandou prender o empresário Eike Batista e o ex-governador Sérgio Cabral, por exemplo. O juiz (tão admirado pela maioria dos cariocas) declarou, na ocasião, que o foro privilegiado é a principal barreira contra a corrupção, defendendo as delações premiadas.
Corrupção, claro , deve ser combatida. Porém, antes de transformar a investigação e o julgamento em um espetáculo midíatico é preciso avaliar o impacto que isso trará a nossa economia. Antes de tudo, é necessário que se tenha noção de que corrupção é inerente ao sistema capitalista e por isso mesmo nenhum país soberano e sério combateu corrupçao destruindo sua própria economia. Ao contrário, aqui juízes e promotores, depois de receberem “instruções” dos mui amigos americanos e com apoio massivo da mídia corporativa controlado por esses mui amigos; vieram com toda sede ao pote e arrasaram nossas empresas nacionais (estatais e privadas). Justamente as que faziam mais sucessos a ponto de rivalizar com as do Tio Sam. Detalhe: Operações estas que nunca visavam contratos de multinacionais americanas em nosso solo; só as tupiniquim. Consequencia? Crise econômica sem precedentes, milhares de desempregados, estagnação em investimentos, aumento da pobreza, etc.
Agora, imaginemos nós brasileiros escalando um time de promotores e juízes federais americanos para ter “treinamentos” de como agir no combate a corrupção e dar-lhes a missão de voltar aos EUA e mirar somente as empresas estratégicas daquele país no combate a corrupção. Com certeza todos seriam presos por atentarem contra a segurança nacional. Agora aqui, eles recebem títulos de Professor Emérito.
Brasil: eterna colônia de banqueiros.
Já censuraram minha opinião? Entendo, aqui não há liberdade de opinião.
Será que eu entendi o que está escrito? Que o combate à corrupção é que gerou essa catástrofe pelo qual passa o nosso país.
Muito pelo contrário, foi essa corrupção sem limites somada a governos e políticos incompetentes é que levou o país ao fundo do poço.
Concordo que todo o trabalho de investigação e julgamento deveria ser feito com menos fogueiras de vaidades e longe dos holofotes. Com certeza o resultado seria mais eficaz. Melhores dias para o Brasil só acontecerão quando aprendermos a votar .
Senhorita Lourdes, sim, você entendeu bem sim. A forma como se está combatendo a corrupção no nosso país, visando seletivamente somente empresas estrátegicas nacionais e blindando as estrangeiras, foi responsável pela crise gerada em nosso país. Basta notar que quando a operação Lava Jato começou a atuar, foi o início do ambiente de desconfiança geral e que gerou milhares de desempregados e paralisação de obras e investimentos no país. Quanto a corrupção em si, gerou algo em torno de 1 bilhão de reais de prejuízo em propinas. Já a Lava Jato, causou um rombo de 170 bilhões de reais em prejuízo ao país por paralisar obras, desempregar milhares de trabalhadores, perda na liderança do PIB para outros países, etc. Quanto a saber votar, infelizmente pouco ajudará o país, pois para quem entende do sistema sabe que qualquer candidato eleito será mero fantoche nas mãos do banqueiros oligarcas internacionais que detêm o controle total da mídia corporativa e se algum político eleito pelo povo quiser mudar o sistema colonial onde o Brasil é espoliado ao máximo em suas riquezas para beneficiar o estrangeiro, sofrerá todo tipo de ataques até ser derrubado.