
A manifestação na Place de La Nation, em Paris, em apoio às mudanças na política brasileira, foi cancelada por motivo desconhecido
A manifestação marcada para as 17h deste sábado (22/06), na Place de La Nation, em Paris, em apoio às mudanças na política brasileira, foi cancelada na noite dessa sexta-feira (21/06), por motivo desconhecido. Ainda assim, mais ou menos 500 pessoas estavam lá, entre vários jornalistas da TV francesa.
Prezada Lu Lazerda, a manifestação não foi cancelada por motivo desconhecido. Segue a nota pública divulgada amplamente (para a imprensa e aqueles que compareceram à Place de la Nation) sobre os motivos do cancelamento:
NOTA PÚBLICA
Os acontecimentos do Brasil começaram com teor bastante claro há 3 semanas, com reivindicações pautadas pelo Movimento do Passe Livre exigindo revogação do aumento das passagens dos transportes coletivos. Multidões tomaram as ruas em torno dessa pauta com uma força sem precedentes nos últimos 20 anos. Nesse contexto, houve uma criminalização do movimento por parte da grande imprensa que legitimou a ação desproporcional da polícia. Naquele momento, nós organizadores, enquanto estudantes brasileiros residentes em Paris, resolvemos convocar um ato, previsto para sábado dia 22, em solidariedade para com aquele movimento, para com suas reivindicações e contra a violência da polícia.
Na última semana, a natureza dos acontecimentos, entretanto, mudou. Tomando embalo na força popular mobilizada então, a grande imprensa e a direita brasileira passaram a apoiar as manifestações, visando diluir seu conteúdo e assim impor a elas sua pauta conservadora. Desde então, passamos a ver o aumento de discursos reacionários e a proliferação de posturas fascistas tomando as ruas das cidades. Nessa mesma esteira, um anti-partidarismo difuso e raivoso passou a incitar a violência levando alguns grupos autoritários a se sentirem confortáveis em agredir membros de organizações da esquerda que sempre construíram as grandes manifestações no Brasil.
Sabemos que grande parte das pessoas nas ruas não compactuam com esse comportamento, mas, lamentavelmente, houve consentimento desinformado por certa parte delas. Tal situação coloca em risco o direito à livre manifestação e livre organização política conquistados com luta histórica encabeçada pela esquerda que quinta-feira, dia 20, foi espancada nas ruas.
Certa mídia se aproveita desses acontecimentos, pintando-os como uma batalha pela desestabilização do governo. É sem dúvida essa a posição da direita. Nós também, mas por motivos completamente diversos, temos críticas a fazer às esferas federal, estaduais e municipais do governo, inclusive no que toca o modo pelo qual conduziram a negociação com o Passe Livre. Nós nos indignamos com a maneira tecnocrata de lidar com as reivindicações populares, e lamentamos o governo federal ter abandonado o diálogo com os movimento de base dos quais seu partido nasceu. Porém temos clareza que em momento nenhum pretendeu-se – nós não pretendemos – fazer dos protestos uma marcha pela deposição de governantes democraticamente eleitos, por mais críticos que sejamos a eles.
É preciso comemorar, sem dúvida, a conquista que o Passe Livre obteve nas ruas, assim como o fato de que as mobilizações tenham feito valer sua vontade perante as esferas representativas do poder. As manifestações conseguiram colocar em debate o que significa um estado efetivamente democrático, assim como sensibilizar parte da população de que é a participação política direta que traz conquistas.
O que acontece hoje em nosso país é algo muito importante cujo sentido, porém, permanece indeterminado. A organização deste ato não compactua com o rumo que a grande imprensa e a direita têm tentado impor às mobilizações nas ruas em curso no país. Seguiremos mobilizados pela transformação social no Brasil e em defesa das pautas históricas dos movimentos sociais.
Sabem qual é o melhor Pais do mundo para se viver, resposta, é a Bolívia, la só tem 12 corintianos e estão todos presos.
Como sempre, a esquerda põe a culpa na mídia e na direita brasileira. Acontece que grupos de marginais e vândalos, se aproveitaram da manifestação e começaram com depredação. Aí, tem que entrar a polícia para estes meliantes que nada tem a ver com a manifestação sejam presos. Só que o que vai para o mundo, é a baderna instalada, o caos e isto vai contra a imagem de um país que quer atrair turistas independente de copa ou olimpíada. Este governo que aí está faz 8 anos e quer ficar mais 10 anos, tem que rever o que fez até agora. Nada de educação, nada de saúde, violência nas ruas e uma roubalheira “nunca visto neste país”. É contra isto que nos brasileiros temos que lutar.
Chupa, Lu.. Chupa, midia facista
A sociedade brasileira tem que estar preparada para reagir às violências dos detentores do poder que temem perder seus privilégios. Tal os militares que na década de 80 incendiavam bancas de jornal para calar seus críticos, hoje vemos ações semelhantes de membros desta grande coligação que dilapida os cofres públicos. Já houve uma tentativa de explodir uma bomba no Jardim Botânico – que tem uma área ocupada ilegalmente –, duas bombas explodiram em residências de funcionários do IBAMA, em Angra dos Reis, que lutam contra invasões de áreas de Proteção Ambiental e agora, recentemente, funcionários da Presidência da República foram acusados de terrorismo em Brasília, ao promoverem uma queima de pneus em via pública. Lembramos também que na última reunião da Comissão da Verdade havia um grande desconforto com as suspeitas de que a ABIN estivesse por trás dos atos de vandalismo tão noticiados pela TV Globo. Isto para não falar nas declarações da ministra Maria do Rosário e nas tentativas de votar a PEC 37.
Caro Carlos Fernandes Sobrinho, teve a proposta de Dilma dos royalties do pré-sal para a educação, que foi derrubada por interesses regionais. Eu assino embaixo do que você escreveu se você conseguir provar que algum governo, além de Lula e Dilma, tenha criado tantas escolas federais e universidades públicas. Consulte o Diário Oficial da União, é a melhor fonte; mas o site do PSDB tem a lista das universidades que Fernando Henrique criou. Verifique e depois responda. Quanto à violência, o governo federal tem ação limitada, quem cuida são is governadores. Mesmo assim, o governo Lula fez alei do desarmamento, coisa nunca antes tentada. A saúde realmente está deixando a desejar, mas um golpe de estado para impor uma ditadura que muito certamente não vai fazer absolutamente nada nessa area seria matar a vaca para acabar com o carrapato.
Engraçado.. eu acompanhei tudo e estive presente no evento mas tenho outra versão bem diferente da Bia Barbosa:
Pessoal,
a manifestação em Paris foi um sucesso e uma grande vitória pacífica contra os organizadores militantes do PT que tentaram destruí-la após terem o seu intento de manipulação frustrado na internet!
Eu acompanhei grande parte do debate acirrado que estava rolando no evento publicado no Facebook e ja fazia alguns dias que percebia uma “estranha” relutância (até aquele momento em estado sutil) por parte dos organizadores que tentava dissuadir os participantes de protestarem contra os problemas relacionados ao atual governo (saude, educação, segurança, transporte, corrupção, etc). Alguem inclusive chegou ao ponto de sugerir que não se deveria usar bandeira do Brasil e cantar o hino nacional (inaudito)…
Ontem diversos participantes inscritos começaram a serem hostilizados ao se manifestarem contra a manipulação descarada que estava ocorrendo e os organizadores, ao perceberem que estavam perdendo o controle do “brinquedinho” deles, simplesmente decidiram cancelar o evento da maneira mais cara-de-pau e desrespeitosa que se possa imaginar. Lamentavelmente muitas pessoas acreditaram na farsa e acabaram desistindo mas felizmente a maioria dos inscritos decidiram seguir rumo a Nation.
Cheguei ao local as 16:40 e ja havia uma grande quantidade de pessoas mas o que imediatamente me chamou atenção foi um pequeno grupo de fascistas que distribuia panfletos, inclusive na saida do metro (!!) tentando dissuadir os participantes a voltar para casa!! O conteudo dizia que “a policia estava presente e convidando todos a se retirarem” mas eu percebi diversos policiais que apenas olhavam distante e desinteressadamente o que estava ocorrendo. Me dirigi a eles e perguntei se era verdade. A resposta foi bem clara: “Não possuímos nenhuma instrução de retirar os manifestantes daqui. Estamos aqui para garantir a ordem e a segurança do local.”
A mentira dos organizadores não colou..
Mesmo assim alguns deles continuavam a usar a velha técnica de criar pânico e aterrorizar os participantes dizendo que a policia francesa iria “prender todo mundo” porque aquele protesto (organizado por eles mesmos.. risos) era “ilegal”.
Descontentes e não satisfeitos pelo fato de a sabotagem não ter funcionado os mesmos individuos que tentaram manipular e destruir a manifestação passaram a portar cartazes e brados agressivos de “Vaza fascistas” aos manifestantes que demonstravam seu apoio ao descontentamento do povo brasileiro com a política do atual governo ou que protestavam contra a corrupção do governo Dilma.
Como a tática de tumulto obviamente não funcionou os militantes petralhas, visivelmente contrariados, finalmente resolveram se acalmar e sentaram em circulo sobre o gramado, apenas olhando de longe e visivelmente tristes com a manifestação democratica que estava ocorrendo.
Fiquei até o final observando os últimos participantes deixarem o local (aproximadamente 20:00) e felizmente tudo correu bem.
Um grande abraço a todos que estavam la!
Leandro
PS. Por favor ajudem a divulgar para que todos tomem conhecimento desta situação vergonhosa que ocorreu hoje vinda de sujeitos que se dizem “democraticos” pois eles inclusive ja apagaram o evento no facebook tentando não deixar vestígios… risos
Pessoal,
a manifestação em Paris foi um sucesso e uma grande vitória pacífica contra os organizadores militantes do PT que tentaram destruí-la após terem o seu intento de manipulação frustrado na internet!
Eu acompanhei grande parte do debate acirrado que estava rolando no evento publicado no Facebook e ja fazia alguns dias que percebia uma “estranha” relutância (até aquele momento em estado sutil) por parte dos organizadores que tentava dissuadir os participantes de protestarem contra os problemas relacionados ao atual governo (saude, educação, segurança, transporte, corrupção, etc). Alguem inclusive chegou ao ponto de sugerir que não se deveria usar bandeira do Brasil e cantar o hino nacional (inaudito)…
Ontem diversos participantes inscritos começaram a serem hostilizados ao se manifestarem contra a manipulação descarada que estava ocorrendo e os organizadores, ao perceberem que estavam perdendo o controle do “brinquedinho” deles, simplesmente decidiram cancelar o evento da maneira mais cara-de-pau e desrespeitosa que se possa imaginar. Lamentavelmente muitas pessoas acreditaram na farsa e acabaram desistindo mas felizmente a maioria dos inscritos decidiram seguir rumo a Nation.
Cheguei ao local as 16:40 e ja havia uma grande quantidade de pessoas mas o que imediatamente me chamou atenção foi um pequeno grupo de fascistas que distribuia panfletos, inclusive na saida do metro (!!) tentando dissuadir os participantes a voltar para casa!! O conteudo dizia que “a policia estava presente e convidando todos a se retirarem” mas eu percebi diversos policiais que apenas olhavam distante e desinteressadamente o que estava ocorrendo. Me dirigi a eles e perguntei se era verdade. A resposta foi bem clara: “Não possuímos nenhuma instrução de retirar os manifestantes daqui. Estamos aqui para garantir a ordem e a segurança do local.”
A mentira dos organizadores não colou..
Mesmo assim alguns deles continuavam a usar a velha técnica de criar pânico e aterrorizar os participantes dizendo que a policia francesa iria “prender todo mundo” porque aquele protesto (organizado por eles mesmos.. risos) era “ilegal”.
Descontentes e não satisfeitos pelo fato de a sabotagem não ter funcionado os mesmos individuos que tentaram manipular e destruir a manifestação passaram a portar cartazes e brados agressivos de “Vaza fascistas” aos manifestantes que demonstravam seu apoio ao descontentamento do povo brasileiro com a política do atual governo ou que protestavam contra a corrupção do governo Dilma.
Como a tática de tumulto obviamente não funcionou os militantes petralhas, visivelmente contrariados, finalmente resolveram se acalmar e sentaram em circulo sobre o gramado, apenas olhando de longe e visivelmente tristes com a manifestação democratica que estava ocorrendo.
Fiquei até o final observando os últimos participantes deixarem o local (aproximadamente 20:00) e felizmente tudo correu bem.
Um grande abraço a todos que estavam la!
Leandro
PS. Por favor ajudem a divulgar para que todos tomem conhecimento desta situação vergonhosa que ocorreu hoje vinda de sujeitos que se dizem “democraticos” pois eles inclusive ja apagaram o evento no facebook tentando não deixar vestígios… risos
FUJAM DA KIA!!!!! AS REVISÕES SÃO ABSURDAMENTE CARAS!!!!!!!!!!! PRINCIPALMENTE AS DO GRUPO VIA BARRA!!!!