Neste momento em que o assunto mais falado do mundo é o casamento do Príncipe William com Kate Middleton, nesta sexta-feira (29/04), em Londres, vale a pena saber que existe no Brasil um verdadeiro tesouro que, de alguma maneira, tem a ver com a Família Real britânica: essa louça mostrada na foto, fabricada pela Limoges para a visita oficial da Rainha Elizabeth à França em 1957, feita exclusivamente para a ocasião. Foi comprada num antiquário em Paris, na década de 60, por Heleninha Petraglia, que prefere não dizer quanto pagou. É um conjunto completo para 60 pessoas, incluindo cinzeiros individuais (naquela época, fumava-se muito, principalmente na Europa). Se estivesse à venda, seria um bom presente para o neto da rainha; mas não é esse o caso. O atual dono, Arnaldo Brenha, antiquário e marchand, filho de Heleninha, não tem o menor interesse em desfalcar sua coleção particular. Aquela máxima de que “tudo tem um preço” não se encaixa nesse caso. Será?
Compartilhar esta postagem
Isso mesmo.
Mostra pra todos os ladrões que existe este tesouro em sua casa. Depois reclama.
Cara Roseli,
essa louça não está guardada na casa dele, de jeito nenhum! obrigada, abs, Lu
E agora, o antiquário vai ficar guardado em que lugar?
É maravilhoso saber que existem pessoas que guardam e apreciam esses verdadeiros tesouros, que fazem parte da história! Considero um carinho dos franceses a grande monarca inglesa.
Eu não tenho condições de adquirir peças de alto valor, mas sei admirar e respeito muito os que as pode adquiri.
Parabéns pela bela escolha!
E pelo jeito também não está exposto em algum lugar né? Adoraria poder ver!
Me amarro nessas coleções de louças, os da minha avó são o meu Xodó.
Como diz um humorista da televisão: Quem não tem dinheiro, conta história.
Olá Lu,
Uma pequena correção, Limoges é a cidade onde as peças foram fabricadas pela L. Bernardaud e Cie (B&Ce).
Eu hoje resolvi procurar por voce, Arnaldo, para comentar sobre o roubo na casa de sua mae e me deparei com este artigo no seu site. Acho uma temeridade voce permitir este publicacao, ate porque pelo que sei a louca ainda nao eh sua e esta muito bem guardada. Melhor nem mencionar onde. Fica muito chato pra tia helena e mais chato ainda pra voce por passar uma mensagem nao tao veridica assim, sendo muito bem educada. Conheco voce de menino e acho que posso lhe dizer tudo isso. Nem procure me explicar nada e ficar chateado com meu comentario, mas quem ta chuva eh pra se molhar. Cuidado!
Tenho 3 pratos desta louça , com todas as inscrições. Uma herança antiga de família.