
Lêdo Ivo e Eduardo Portella: Ter a oportunidade de tentar desfazer laços de inimizade do passado é uma chance que poucos têm na vida
Ter a oportunidade de tentar desfazer laços de inimizade do passado é uma chance que poucos têm na vida, como está acontecendo com a família de Lêdo Ivo, que decidiu não ir à posse de Rosiska Darcy na Academia Brasileira de Letras, no próximo dia 14. A escritora vai ocupar a cadeira que foi do poeta alagoano.
A razão da ausência é que Eduardo Portella foi o escolhido para fazer o discurso da posse. Os dois acadêmicos brigaram em 1997, quando Portella acusou Ledo de ter sido um dedo-duro a serviço da ditadura. À época, chamou o colega de fardão de Dedo Ivo. E teve como resposta: ”Portella é um falso, a começar pela cabeleira tingida e aquela cara cheia de Botox”. Tempos depois, os dois se esbarraram durante um evento na ABL e começaram a gritar um com o outro, até que Ledo jogou a água de seu copo em cima de Portella.
Esteja onde estiver, certamente Lêdo Ivo ficaria feliz em saber que foram desfeitos esses desafetos antigos e, quem sabe, não seria bom pra ele? Momento perfeito para darem uma lição de paz. Ficar preso nessa situação até depois da morte? Vamos abaixar as armas – do espírito!