A cobertura dúplex incendiada no começo da noite desta segunda-feira (13/08), em Copacabana, pertence ao marchand romeno Jean Boghici (que adotou o Rio como sua cidade), um dos principais galeristas do Brasil do século XX. O prejuízo é incalculável, segundo a curadora e amiga de Jean, Vanda Klabin. “Boghici é um grande colecionador da arte brasileira; muitas das obras assinadas por nossos artistas foram descobertas por ele no exterior. É uma das coleções particulares mais importantes do País, ele sempre teve um grande olhar para a arte”, afirma Vanda.
O quadro Samba, de Di Cavalcanti, por exemplo, que todo mundo sempre desejou, era dele. Todos os móveis do apartamento eram assinados por Joaquim Tenreiro (um dos maiores nomes do móvel brasileiro, apesar de ter nascido em Portugal), incluindo aí a famosa cadeira Três Pernas, e ainda umas poucas peças de Sérgio Rodrigues. No apartamento, chamado por muitos de “museu particular”, havia trabalhos valiosíssimos: de Alberto Burri a Milton Dacosta, de Vicente do Rêgo Monteiro a Victor Brecheret.
O incêndio foi de grandes proporções. Ninguém sabe se sobrou alguma coisa. Boghici está completamente transtornado com a tragédia!
Jean e Geneviève
C/O Lu Lacerda
Não consigo expressar a tristeza que sinto ao saber do acontecido.
Uma lastima!
Torcendo para que suas formidáveis escolhas, garimpo de tantos anos de trabalho e expertise, tenham escapado ao fogo.
Abraço
Lucia
Viuva de seu sócio na Galeria Relevo
Terrivel eese incêndio.
Um Marchand como Jean tem obras maravilhosas.
meu carinho a ele
Qual a graça em manter um arquivo tão importante na sua casa, privando a humanidade do acesso ao mesmo. É melhor ter o prazer de ter uma coleção particular, mesmo que a sua casa não tenha segurança pra guardar o material de valor incalculável??????
torcendo p/ que algumas obras tenham ficado intactas…tristeza
abraço
Há muitos anos atrás estive na residência-museu deste casal, com a nossa amiga Lisa Palmer e considero que essa perda nos deixa, a todos,mais pobres culturalmente…Maryse
E no dia seguinte…………………………………a vida continua a mesma para o resto dos mortais.
A ARTE E A CULTURA ESTÃO DE LUTO ! ! !
É MUITO TRISTE PRESENCIAR TODO ESTE TRABALHO MARAVILHOSO DESTE GRANDE COLECIONADOR DO SÉCULO XX TER ESSE FIM TRÁGICO ! ! !
FAÇO VOTOS PARA QUE JEAN BOGHICI SE RECUPERE DESTE IMENSO TRAUMA ! ! !
Essas grandes coleções certamente têm um proprietário, mas o acervo que elas contêm pertencem à humanidade. Por isso, se o Brasil realmente desse importância a este valor intrínseco, teria salas em museus, com luz, ventilação, umidade controladas, seguras contra roubo, incêndio e infelizmente contra chuva, e o público poderia ter acesso. É realmente uma lástima, na semana em que o Rio sedia Encontro Internacional de Museus… Depois que eu vi o incêndio do MAM no Rio, nos anos 60 (?), e vi que há muito pouca prevenção contra esse tipo de acidente, nem sei mais o que dizer. O que o MAM perdeu àquela época, e o que se perdeu hoje, não há dinheiro que cubra o prejuízo. Rezemos para que outras coleções particulares recebam apoio do estado, e que o estado trate seus museus de melhor forma.
Lamento muito! Uma tragédia. Manter uma coleção dessas em casa sem a devida proteção contra incendio e roubo é muito arriscado. Não foi a coleção dele que se foi mas sim parte da nossa cultura da arte.Lamentável. Apesar dos pesares o Sr Jean foi negligente.
Muita tristeza pelo acontecido. Um pedaço de nossa memória que se vai…
Milhões em obras de arte e um problema na instalação, mais um! Que sirva de lição. Chamem um profissional habilitado, ou outros incêndios acontecerão.
é uma grande tristeza lamento muito,muitos anos de dedicação que foi tudo perdido.
Arthur
Estou indignado, nós brasileiros temos tão pouco de cultura e referencia artistica no país, mas este pouco é o que nos enobrece diante do mundo das artes, acho que deveríamos dar mais atenção na segurança de nossa historia, se continuar désta forma chegará o tempo em que isto ficará só virtual. Na minha opinião virtualidade não tem arte alguma só formas e cores e sem a poesia da plasticidade das tintas expressão e muito mais que não dá para explicar só com palavras ditas ou escritas, a final é nósso primeiro modo de comunicação entre o ser humano.
volta a se repetir o mesmo q aconteceu c/o acervo d Hélio Oiticica
Muito triste isso que aconteceu, acho uma lástima que o Brasiltenha perdido essa grande coleção. Como professor de História da Arte digo: Obras importantes devem estar em um museu, para evitar roubos, acidentes entre outras catástrofes ( como a que aconteceu com as obras do Hélio Oiticica). Se arte rupestre não pode ser negociada, então nenhuma poderia, deveriam estar em Museus. Onde o risco é um pouco menor que coleções em casa e serviriam para fazer pesquisa com a obra original. Enquanto arte for negócio, catástrofes podem acontecer.
Lamentavel, uma perda irreparavel para a tristeza daqueles que , como eu, valorizam a arte.
Uma tragédia para a arte brasileira. Durante sua vida no Brasil Jean Boghici “garimpou” e preservou em solo brasileiro um acervo que de outra forma poderia ter emigrado para o exterior como, por exemplo, o “Abaporu” de Tarcila do Amaral hoje em Buenos Aires. Por outro lado o “Abaporu” se encontra seguro em um importante museu argentino onde é visitado por grande número de pessoas todos os dias. Lamentavelmente certos colecionadores se acercam de forma egoísta de um tesouro que deveria pertencer a um museo de estado para ser contemplado por todas as pessoas e, por excesso de confiança, não dão atenção aos procedimentos de segurança que o acervo exige resultando, como nesse caso, em uma perda inestimável e irrecuperável para todos nós que amamos a arte. Que pena.
repete-se o mesmo caso q houve c/as obras d Hélio Oiticica.é lastimável ver todas essas obras se perderem.O brasileiro perde sua memória na teoria e agora na prática.Obras importantes merecem mais cuidados como proteção anti-incêndio como existe nos grandes museus d Louvre etc…Nós estamos muito atrazados em relação a proteção d patrimônios artísticos nesse país.Digo isso pois bem antes d Hélio já havia ocorrido no Mam-aterro d flamengo e me parece q o povo esqueceu,triste..
HA COISAS MAIS IMPORTANTES PARA PREOCUPAR.POR EXEMPLO: A IMPUNIDADE DOS NOSSOS POLITICOS
Eu não acredito nesse incêndio nem pelo amor de Deus!
Com certeza tinha seguro envolvido.
Obras desejadas por colecionadores de todo o mundo… quanto vale uma delas no mercado negro? e quanto o nosso coitado Jean receberá pelo seguro das obras? ou acham que ele não fez? kkkkkkkkkkkk as obras estão por ai nas mãos de colecionadores e isso é a única coisa boa nessa “estória”!
É TRISTE SABER DE UM ACONTECIDO DESSES, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE OBRAS DE ARTES TÃO MARAVILHOSAS COMO ESTA
UMA IRRESPONSABILIDADE MANTER OBRAS TÃO VALIOSAS EM SEU PODER, SEM PROVIDENCIAR O MÍNIMO DE SEGURANÇA PARA AS MESMAS. ADEMAIS OBRAS ASSIM DEVERIAM PERTENCER AO PÚBLICO E ESTAREM EXPOSTAS EM LOCAIS SEGUROS DE SINISTROS E ROUBOS, NÃO EGOISTICAMENTE ACUMULADAS EM UM MUSEU PARTICULAR.
REALMENTE UMA LÁSTIMA.
Muito triste. Obras de arte são únicas e não podem ser repostas. A perda é definitiva.
UMA LÁSTIMA, CREIO QUE PESSOAS COMO ELE, DEVERIAM MANTER SUAS COLEÇÕES SOB GUARDA DE ALGUNS MUSEUS, ISTO SERIA NÃO SÓ BENÉFICO DO PONTO DE VISTA DE CATASTROFES COMO ESTA, MAS O PÚBLICO TB PODERIA VER TAIS OBRAS, ESPERO QUE TENHA SALVO ALGUMA COISA.
Lamentável. Sou artista plástico e um grande admirador da arte brasileira. O país perde uma de suas maiores riquezas, o pouco que temos para sinalizar ao mundo que nem tudo está perdido por aqui. Ao que parece não foram tomadas as medidas de segurança necessárias para proteger obras de tanta importância. Isso também é lamentável. Um museu, mesmo particular, e com obras dessa magnitude, não pode simplesmente inflamar assim. Que este episódio sirva de alerta aos demais colecionadores pelo mundo afora.
MUITO TRISTE,MAS TUDO É EFEMERO.
A VIDA É UM ETERNO RECOMEÇAR.
SINTO PELA PERDA MATERIAL,MAS O MAIOR BEM ESTÁ DENTRO DE SI MESMO.
COMO UM GRANDE GUERREIRO QUE É ,CONTINUE!
ABRAÇO FRATERNO AO CASAL
NAMASTE
PS:SOU UMA GARIMPEIRA INICIANTE E GRANDE ADMIRADORA DE SEU TRABALHO
Não tive o prazer de conhece-lo pessoalmente mas já vivi algo semelhante. Deixo a minha solidariedade e os votos de força e coragem neste momento tão dificil
realmente é uma lástima que um incêndio tenha acabado com tantos objetos de valor. o ser humano passa a vida toda juntando coisas materiais, depois morre e isso tudo fica pra quem? não sei por que tanta choradeira por uma coleção. o importante é que eles estão bem. o resto é o resto. vamos parar de pobreza de espírito.
SR. JEAN BOGHICI. NÃO O CONHEÇO, MAS NÃO É PRECISO CONHECER ALGUÉM PESSOALMENTE, SUA OBRA FALA POR SUA PESSOA. TAMBÉM COLECIONEI COISAS DE MENOR VALOR VENAL, NO ENTANTO, A ESTIMA, O AMOR DO COLECIONADOR E SEU VALOR POR MANTER VIVAS MEMÓRIAS QUE NÃO RETORNAM, É O MESMO EM QUALQUER CASO, INCALCULÁVEL. CULTURA NÃO SE MEDE POR QUANTO ELA VALE COMERCIALMENTE, MAS MENTALMENTE. É A MEMÓRIA DE UMA NAÇÃO, SUAS RELÍQUIAS, SEUS FEITOS, SUA HISTÓRIA REVELADA NAS INSPIRAÇÕES DOS SEUS ARTISTAS… ATÉ DOS ANÔNIMOS. ESPERO QUE DEUS, EM SUA BRASILIDADE JÁ DEMONSTRADA TANTAS VEZES, MOSTRE-A AGORA TAMBÉM, E MESMO QUE SEJA SÓ PARTE, ELE A TENHA PRESERVADO PARA O SENHOR, PARA NÓS BRASILEIROS E ESTRANGEIROS AMANTES DAS ARTES. NO ENTANTO, SE NÃO ACONTECER ASSIM, NÃO DESISTA, SIGA EM FRENTE, FORME OUTRA COLEÇÃO TÃO VALIOSA OU MAIS QUE ESSA (SEI SER MEIO ABSURDA ESSA HIPÓTESE, POIS SE PERDERAM OBRAS DE VALOR INCALCULÁVEL). NÃO NOS PRIVE DO SEU “FARO DE GARIMPEIRO DAS ARTES”. ABRAÇOS E VOTOS DE BOA SORTE. PEDRO LECUONA – BRASIL.
Sinto muito pelo acontecido,pela tristeza do dono, mas sinto mais pelo acervo! Se toda essa coleção, valiosíssima , estivesse no lugar mais “correto” ( museus e galerias), muito poderia estar a salvo. É a vontade de querer apenas para si aquilo que poderia estar exposto para os demais verem, admirarem e aprenderem. Agora, com uma coleção dessas, não havia um sistema de incêndio ou algo do gênero nesse prédio ! Beira a inocência se não tiver.
Tomara que não tenha se perdido muitas obras^.Estou solidaria a voces e em pensamento acreditando que tudo vai dar certo .
Muita Força!!! Você é um lutador e vencedor ….
Boa sorte
Buenas…meu Deus, tragédia, tragédia, um país tão necessitado de cultura e ainda se perde o que temos de melhor…tragédia
Realmente, é uma tragédia para todos os amantes da arte. O fogo não só consumiu os quadros; mas também, o intelecto e a força humana, traduzidas na ponto do buril e o do pincel, que, sabiamente, o colecionador soube reunir em cinco décadas, não há palavras para o que ocorreu.
Jean seja forte. Essa tragédia tem a mesma dimensão do incêndio do MAM. Hoje deveria ser decretado luto oficial na cidade do Rio. Essa perda é de todos nós.
A vida vale mais que qualquer obra de arte. Lamento a morte a gata, Pretinha e celebro que estejam bem.
Como tem gente cretina neste mundo…os grandes colecionadores é que formam os melhores acervos dos museus. Imagina impedir o comercio de obras de arte?? è tirar o incentivo de quem é artista… Acidente e roubos acontecem em toda parte…. Quando qualquer governante brasileiro mandou comprar um quadro importante para um museu brasileiro? Chamar colecionadores de egoístas é sinal de indigência mental…..
Enorme perda.Sejamos solidários com a tristeza desye colecionador e homem sensível
que buscou durante anos desenvolver interessante acervo de artistas maravilhoso.s
Fôrça para êle e seus familiares.
Todas essas valiosíssimas obras da arte brasileira, não sei o que ainda faziam trancadas nesse apartamento, sem segurança e privando o público ao seu acesso e conhecimento. Antes de tudo, esse acervo pertencia ao patrimônio da cultrura nacional, há muito deveria estar exposto ao público em algum grande Museu, que pudesse oferecer mais segurança a essa coleção, e ecessibilidade aos pesquisadores, estudantes, apreciadores de arte e ao público em geral. Uma coleção como essa deveria ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, pelo seu valor para a cultura brasileira, seria bastante justificável ela ter sido comprada ou desapropriada pelo Governo Federal e colocada em alguma instituição museológica capacitada para proporcionar a devida segurança e preservação desses bens tão importantes e valiosos para a nossa memória artística/cultural… uma perda sem tamanho… que lástima…